segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diluindo a Tinta Acrílica

Do último post me chegou uma pergunta sobre a utilização do médium acrílico.
Auguste Renoir, o grande pintor impressionista francês, negava-se a estabelecer uma “fórmula’” para os seus preparados de diluentes (médiuns). Ele dizia:

-“Tenho que avaliar a quantidade necessária cada vez que mergulho o pincel na tinta e no médium...”

Sabemos, no entanto, que este conhecimento exige anos de prática e alguns padrões básicos podem realmente nos ajudar enquanto isto!

A tinta acrílica foi criada recentemente, na década de 40, e continua sendo aperfeiçoada até hoje. De grande versatilidade pode ser usada desde finas camadas, totalmente diluída, como as aquarelas, produzindo efeitos fluidos e transparentes até grossos impastos espatulados criando volume e textura.

As tintas acrílicas geralmente são feitas com os mesmos pigmentos que as tintas a óleo e as aquarelas. A principal diferença é que na acrílica estes pigmentos, ao invés de triturados em óleo de linhaça ou goma arábica, são ligados por uma resina plástica sintética.

As tintas acrílicas são feitas para diluição em água e aí, a única "regra" é não misturar a tinta acrílica com mais de 50 por cento de água. Se você adicionar uma grande quantidade de água terá cores transparentes que podem não aderir perfeitamente à superfície  – então entram os médiuns que adicionados à tinta podem alterar a sua textura, brilho ou tempo de secagem, de acordo com a criatividade do artista.


Além de aumentar a fluidez, os médiuns realçam um acabamento fosco ou brilhante, mas apresentam um senão: retardam a secagem da tinta acrílica e por isto devem ser usados moderadamente. Apenas algumas gotas já são suficientes!

O ideal é que o artista faça um teste misturando pequenas porções de tinta com o médium e pincelando pequenas áreas – aumentando a quantidade de médium  poderá comparar o tempo de secagem.
 






Você ainda dispõe de outros diluentes que podem ser acrescentados à tinta acrílica para conseguir efeitos diferenciados:

ACRYLIC MATT GEL MEDIUM ou ACRYLIC GLOSS GEL MEDIUM: Possuem a mesma função que o médium, mas são apresentados em forma de gel, conferindo uma densidade maior à tinta propiciando assim uma melhor aplicação nos impastos

IRIDESCENT TINTING MEDIUM: Apresentado em forma de gel, quando acrescentado à qualquer cor acrílica proporciona uma aparência iridescente.

ACRYLIC RETARDER: Gel totalmente transparente, retardador de secagem. O seu uso deve ser dosado. Nos tons terrosos deve ser usado na proporção de até 1:6 ( uma parte de gel para seis de tinta). Nas demais tonalidades poderá ser empregado na proporção de 1:3.

MODELING PASTE (PASTA DE MODELAGEM): De cor esbranquiçada contem em sua composição um material complementar, em geral pó de mármore, que interfere na saturação da cor. No entanto, é ideal quando se deseja uma textura mais rica e variada.

TEXTURE GEL: Uma larga gama de texturas em forma de gel que podem ser acrescentadas à tinta sem interferir em sua cor.

NACRYL ACRYLIC MEDIUM: Cria uma camada impermeabilizante sobre cores que são solúveis em água. Ideal para impermeabilização de colagens.

69 comentários:

  1. Olá Fátima ,tudo bem? Foi muito bom e oportuno sua dica,uso bem rescente o medium gel ficava meio em dúvida quanto ao uso.Um abraço e quero agradescer as dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fatima, apreciei muito sua contribuição aqui, gostaria de tirar uma dúvida com você, pode ser? Eu gostaria de começar a pintar, gostaria de experimentar a tinta acrílica, eu vi um video, que posto aqui, gostaria de saber se o autor utilizou tinta acrílica neste caso, gostaria de fazer algo como o que ele fez, tem alguma sugestão de como eu posso conseguir? A seguir posto o link do video, aguardo retorno. Boa sorte em tudo na vida. O link é http://www.youtube.com/watch?v=zVOqjsa5IXY&list=FLI0_vpiVXiEwhiLOFUb854A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adans! Que bom encontrá-lo aqui neste espaço.
      Adans, no vídeo que enviou o artista tanto pode ter trabalhado com acrílica como com óleo. Eu, pessoalmente, prefiro o óleo para paisagens, mas é perfeitamente possível pintá-las com perfeição na tinta acrílica. Consulte nossos módulos em ambas as técnicas - será um prazer recebê-lo em nosso Atelier Virtual:
      ACRÍLICA: http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo33.htm
      ÓLEO: http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo32.htm
      Até lá!

      Excluir
    2. Fátima, gostei muito do que você colocou em seu blog mas meu problema com as tintas acrílicas nacionais é justamente com o Aerógrafo, por causa da limpeza do mesmo e o tempo de secagem. Uso bastante tinta poliéster PU automotivo e ela dentro do aerógrafo se mantem liquida, quando pulverizo tanques, camisetas e papel em si, seca que instantaneamente, fora a gama de cores lisas e metálicas, o tínner ajuda muito na limpeza do aerógrafo. o problema é fazer isso com tinta acrílica nacional. As tintas importadas por exemplo da Createx já são prontas e preparadas para isso, inclusive as acrílicas e automotivas da marca por poder trabalhar em camisetas, não dando trabalho para o aerógrafo. Pesquisei em fóruns de modelismo e o pessoal usa vidrex com álcool acrescentado ao médium acrílico para alterar a viscosidade da tinta, mas ainda existem problemas como a secagem e entupimento do aerógrafo. eu estou preferindo diluir tinta de tela pastosa que vem em bisnaga com o médium acrílico, o problema que a secagem demora de mais, mais que a tinta a óleo. Alguma dica para poder usar o acrílico no aerógrafo?
      Obrigado
      Paulo Gentile.

      Excluir
    3. Olá Paulo - Muito prazer em receber você.
      Paulo - infelizmente é isto mesmo - as acrílicas nacionais diluídas ou não - não se prestam para a pintura em aerógrafos.
      Entre as importadas também dou preferência à CREATEX.
      Uso ainda as acrílicas líquidas da WINSOR&NEWTON, e mesmo as da PÉBEO também dão bons resultados.
      A limpeza com thinner para as automotivas é a melhor - também utilizo.
      Para o papel vc. pode usar a AQUARELA LÍQUIDA com ótimo colorido.
      e, meu amigo - um bom bocado de paciência - pois aerógrafo é isto mesmo - trabalho de persistência.

      Excluir
  3. eu sou pintor e gosto de pinta com acrilico

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Estou tentando criar alguns trabalhos de pintura para comercialização, mas não tenho experiência ainda.
    Antes de começar, me preocupo com a qualidade das tintas e, consequentemente, com o produto final que pretendo oferecer.
    Não gostaria de oferecer trabalhos que amarelem com o tempo ou descasquem.
    Estou procurando uma tinta que tenha o EFEITO TRANSLÚCIDO. Como pretendo aplicar em tela (canvas) de pintura com o aerógrafo. Gostaria de saber se existe acrílica que possa alcançar o efeito de translucidez mais ou menos com a que aparece nos trabalhos dos links abaixo.
    Sei que foram feitos no computador, mas gostaria de saber qual tinta fornece o mesmo efeito. Veja que é simulado o efeito de uma camada de tinta translúcida sobre uma outra pintura feita em tinta mais escura, geralmente tons escuros.
    Meu email de contato é paim@ymail.com
    Agradeço se puder ajudar. Grande abraço.
    http://modern-canvas-art.com/ekmps/shops/robboweb1/images/i-love-marilyn-monroe-pop-art-canvas-print-10114-p.jpg
    http://www.sadmuffin.net/cherrybam/myspacelayouts/popart/37.gif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem vindo.

      Sim a técnica de pintura que produz efeitos similares à pintura digital de camadas é a AEROGRAFIA.
      Muito usada em publicidade, pode ser aplicada em tela - também muito usada por pintores:
      http://www.defatima.com.br/saladeaula/tecnicas14.htm

      O aerógrafo aceita todo tipo de tina, desde as aquarelas até os esmaltes, e a variação depende apenas da superfície em que será aplicada.

      Confira dicas de tinta aqui:
      http://www.dickblick.com/products/createx-airbrush-colors/
      Oferecemos o curso completo, no modo online, com acompanhamento personalizado.
      Confira os tópicos abordados aqui:
      http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo26.htm

      Estarei ao dispor para ajudá-lo,

      Fátima Seehagen

      Excluir
  5. Olá...
    para pintura em telas (algodão/linho) tentando melhorar o desempenho (não entupir e deixar a pintura mais uniforme) da pintura acrílica (tinta nacional) no aerógrafo... é interessante ALÉM de dissolver a tinta (ex.: acrilex) com água e acrescentar médium gel e/ou retardador???? Tenho vontade de explorar acrílicas com o aerógrafo, mas o preço das importadas é absurdo. Também, minha preferência pela acrílica é pelo tempo de secagem, pouco cheiro e menor toxicidade. Grato pela atenção! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Olá Patrick!
    Infelizmente a tinta em pasta, mais a nacional que a importada, realmente entopem o aerógrafo - não tem como escapar disto.
    A dica é uma limpeza constante durante a aplicação, entretanto uma gotinha de retardador pode ajudar - embora possa comprometer a secagem.
    Apesar do preço vale muito a pena utilizar tintas de boa qualidade, não apenas pela facilidade como pelo acabamento.
    Algumas vezes diluo a tinta com álcool para facilitar a aplicação.
    Existe também o FLOW IMPROVER: Considerado por alguns profissionais como um médium, trata-se de um diluente que quando acrescentado à água (diluente natural da tinta acrílica) torna a pintura acrílica mais fluida e aderente, mesmo em superfícies de difícil aderência.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fátima, posso usar a tinta automotiva diluina em thinner para aerografar em telas de algodão?, com o tempo vou perder a tela? será que consigo usar ecoline para pintar telas com o aerógrafo? valeu Marcos Henrique - www.m1artes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos!
    O Thinner é realmente corrosivo. Para telas a ECOLINE é mais apropriada do que a automotiva - dá um excelente acabamento. Será necessário aplicar um verniz spray para aquarelas.
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fátima,
    Estou pintando com tinta acrílica, mas não estou conseguindo uma secagem total.Tenho pinturas de 15 dias que ainda hoje quando encosto outra tela gruda soltando um pouco da tinta.Dilui com um pouco de água, em torno de 7%.Onde errei meu Deus????
    Abcss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dito, bom dia!
      Realmente tem algo errado nisto... O tempo máximo de secagem para tinta acrílica seria de 24 horas. Me diga - está usando médium? Qual a marca da tinta? Que tipo de tela?
      Aguardo suas informações para ter uma ideia mais completa do que está acontecendo. Pode escrever - não se acanhe.

      Excluir
  10. Tenho tintas de várias marcas como;gorfix, acrilex ,polycolor...
    A tela é de pano.
    Desculpa, mas o que é médium?
    Adoro pintar, mas preciso estudar mais o assunto.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... o médium é um diluente para a tinta acrílica e quando usado em muita quantidade poderia estar retardando a secagem, mas pelo visto, você não usa... A diluição em água, salvo áreas muito extensas em local de grande umidade, deveriam secar rapidamente.
      A mistura de marcas diferentes pode causar reações que desconhecemos - talvez encontre a causa por aí.
      Outro aspecto, Dito, é a questão da tela - precisa ser de boa qualidade.
      Seria interessante aprofundar o assunto. Se desejar, faça o cadastro em nosso atelier virtual para continuarmos - é gratuito:
      http://www.defatima.com.br/saladeaula/

      Excluir
  11. Olá, gostei de suas dicas. Sou leiga, pinto usando somente pequenas bisnagas de tinta acrílicas diluídas em água, ao meu critério.Gostaria de perguntar o que é acrílica mate, é tinta? Posso usar como "tinta base"? Também posso diluir em água? Eu pinto telas. Evito tintas à óleo pq sou alérgica.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mannuella, boa noite. Seja bem vinda.
    O termos "mate" define a tinta fosca. na verdade a pintura acrilica não precisa de uma base. Você não gostaria de fazer algumas aulas comigo? É online - veja aqui como é bacana:
    http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo33.html
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Olá , boa noite. Suas dicas me ajudaram muito.
    Porém gostaria de saber qual seria o diluente mais adequado para conseguir um efeito de aquarela e transparência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por algum motivo a sua pergunta ficou sem resposta - me desculpe. Vamos lá:
      Para que a tinta acrílica fique com o aspecto aquarelado, ou transparente, como você diz, basta diluir em água. Diluindo acrílicos com uma quantidade pequena de água, você poderá empregá-los como aquarelas, com a vantagem de, por serem resistentes à água depois de secos, poderem ser aplicados em demãos sucessivas sem afetar a cor precedente. Isto significa que a cor não poderá ser desmanchada com um pincel úmido como na aquarela e você poderá trabalhar com efeitos de veladura sem a tediosa espera da tinta a óleo.
      Qualquer outra dúvida - conte comigo:
      fatelier@defatima.com.br

      Excluir
  14. Olá, adorei o blog e as dicas, porém tenho dúvidas. Gosto de pintar telas (de linho) com a Acrilex, e não sabia que tinha de dissolver em água! Talvez seja por isso que a tinta fica porosa em alguns lugares quando passo a segunda mão? Vc poderia me ajudar nisso? Pois em alguns lugares as vezes quero passar outra camada e ela ou "descasca" ou fica porosa, pipocando tudo...
    E se eu dissolver em água, a cor não diminui? E como uso o médio para telas?
    Muito obrigada desde já... parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara! Achei um pouco estranho o fato da tinta descascar... Você não gostaria de me enviar uma imagem do seu trabalho para uma avaliação?
      Terei o maior prazer em ajuda-la:
      fatelier@defatima.com.br

      Excluir
  15. Amei seu seu blog, achei didático e de fácil compreensão. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ocione! Conte conosco.
      Já conhece o blog dos cursos?
      http://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html
      Aparece lá!

      Excluir
  16. Fátima, Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho e iniciativa em instruir as pessoas pelos caminhos da arte! No mundo de hj é muito importante haver pessoas que disseminem coisas boas e vc é uma delas! Obrigado por suas dicas preciosas e despretensiosas! Um feliz 2017 pra ti! Só de coisas boas! Sucesso, saúde, paz, dinheiro, boas energias e luz! Abraço e que Deus (leia-se, caso se aplique, a força motora do bem) te abençoe incessantemente! Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fátima adorei seu trabalho. Suas dicas são valiosas. Quero começar com acrílica. Posso usar de pote ao invés de bisnagas?Parece que eles rendem mais.A qualidade do trabalho é a mesma?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, bom dia! Fico feliz que esteja acompanhando nossas publicações. Rita, quanto ao volume da embalagem, bisnaga ou pote, realmente não há diferença. Esta reside na qualidade da marca. Entre as importadas você encontrará bons resultados na LUKAS, WINSOR&NEWTON, LIQUITEX, PÉBEO, entre outras e entre as nacionais, na ACRILEX. É muito interessante que os complementos sejam da mesma marca e que não misture marcas entre si.
      Não deixe de visitar a página do nosso curso online:
      http://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html
      E qualquer dúvida, não se acanhe - me escreva.
      Abraços!

      Excluir
  18. Olá,

    Eu gostaria de pintar uma tela com a técnica de aquarela, porém estou na dúvida em relação as tintas, pois não encontro muitas informações na internet.
    Gostaria de saber se posso usar tintas aquarelas sobre as telas e se eu preciso passar alguma outra tinta antes na cor branca para preparar a tela.
    E se no caso da tinta acrílica eu conseguiria o mesmo efeito de aquarela somente diluindo em água.


    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia! Seja bem vinda.
      A tinta aquarela pode ser usada em tela sim, porém não é a mais indicada - exigiria uma série de conhecimentos profissionais.
      A tinta acrílica pode ser aplicada na técnica 'whashing' com resultados impressionantes.
      Você pode aprender aqui:
      http://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html

      Excluir
  19. FÁTIMA, boa noite
    Venho pintando há tempos com tinta acrílica, e faço um esforço financeiro muito grande para comprar liquitex, que é caríssima. Onde compro, na Casa do Artista em SP, tem também as marcas Louvre e Galeria. Agora, minhas dúvidas que até hoje ninguém soube responder:
    (1) Misturo as tintas com água em vidros limpíssimos, e parece que algumas duram anos, outras estragam, pelo menos ficam com um cheiro estranho. Tem problema misturar Liquitex com água filtrada e fervida, depois guardar nos vidros? Já percebi, de longa data, que a Liquitex é a "rainha das acrílicas" (e dos preços altos também).
    (2) As acrílicas Louvre e Galeria são mais baratas, principalmente as primeiras. Gostaria muito de saber se posso misturá-las com Liquitex e a água que sempre uso.
    (3) Minha pintura tende ao geométrico. Não sou figurativo, e às vezes acho que faço algumas coisas na vertente "abstracionismo abstrato" ou coisa parecida. Em teremos gerais, isso facilita muito o uso de tinta/pincel.
    (4) Eu gostaria imensamente de aprender a pintar a óleo, mas moro numa cidade de dez mil habitantes e por aqui não há ninguém que possa me ensinar. (OBS.: Não quero aprender a fazer pinturas a óleo de incêndios, cavalos etc., essas pinturas geralmente de muito má qualidade de vemos nas feiras, nos calçadões do litoral etc. Aliás, parece que todos aprenderam com os mesmos professores.

    Gostei muito de ter encontrado este seu site. Gostaria de participar mais vezes e, se tiver um curso de pintura a óleo...

    Grande abraço,

    Jeferson Luiz Camargo, e-mail Camargo.jeferson@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson, seja bem vindo!
      Realmente a Liquitex é muito cara, mas é tudo de bom!!! A Louvre e a Galeria também são boas tintas.
      Aliás, entre as melhores. O que acontece é que devem ser diluídas apenas na hora de pintar e nao para guardar diluída - realmente, mesmo a água fervida ou filtrada iré se deteriorar.
      Quanto aos meus cursos, ofereço ONLINE tanto o de pintura acrílica como o de pintura a óleo:
      http://fatimaseehagenilustracoes.blogspot.com.br/
      Vou lhe enviar alguns detalhes pelo e-mail.
      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Corrigindo o endereço dos cursos:
      http://defatimatelier.blogspot.com.br/

      Excluir
  20. Fátima adorei as dicas bom preciso que a tinta acrílica fique mais densa e que esparrame sobre a tela para fazer o efeito de pintura que quero, o médium ajuda nesse processo, porque a água espalha não serviu, me ajuda por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria que saber mais sobre o efeito que você deseja... O médium acrílico pode retardar demais a secagem da tinta. Existe a opção do verniz acrílico. Você não gostaria de me escrever pelo e-mail me explicando melhor o que pretende?
      fatelier@defatima.com.br
      Estarei ao seu dispor.

      Excluir
  21. Olá Fátima! Primeiramente parabéns pelo artigo! Muito orientador :)
    Estou usando acrílico para pintar sob papel, mais especificamente cartas de um jogo (em que existe o espaço para customizações da arte original).

    Tenho tido um pouco de dificuldade com a qualidade final da arte, uso as tintas básicas da Acrilex, porém o resultado não sai homogêneo. A técnica de pintura nessas cartas exige que no final a tinta não fique espessa, e com isso se torna difícil pintar sem que fique a marca da passada do pincel, assim como fazer degradês (pois seca rápido demais).

    Qual o melhor produto nesse cenário? Devo usar um médium ou um retardante de secagem para trabalhar melhor a tinta? Consigo resultados satisfatórios com tintas básicas nacionais ou devo ir para as importadas de alto custo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisiane, boa tarde!
      Bem vinda. Grata por suas palavras.
      Gostaria de ver o resultado do seu trabalho para orientar melhor... Se desejar, me envie as imagens fotografadas para o e-mail:
      fatelier@defatima.com.br
      Por enquanto, o que posso te adiantar:
      1. para trabalhos pequenos, acho que a tinta nacional responde bem. Vai depender bastante da qualidade do papel e do pincel.
      Que pincel está usando? me passe a referencia.
      Outra opção seria a aquarela, mas temos que ver o papel. Aguardo estas informações para orienta-la melhor.

      Excluir
  22. Boa noite, recebi de um tio muitas tintas acrilicas importadas da marca rowney e estão com uns dez anos a vinte vencidas. Tintas que não foram usadas, abri e ainda estão mole. Elas podem ser usadas na pintura em tela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmelo! Grata por seu interesse em nosso blog. Vamos lá:
      - Observe que apesar do prazo de validade da embalagem a tinta acrílica não estraga pois é inorgânica. Entretanto, pode acontecer do diluente separar-se do pigmento - neste caso basta misturá-lo ao usar.
      Embalagens de baixa qualidade podem causar ressecamento - o que não é o caso das tintas Rowney. Se as suas tintas conservam o fluxo e o brilho, pode usar sem nenhum problema!
      Espero ter ajudado :)
      Participe também dos nossos cursos online- Será uma alegria te-lo conosco:
      http://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html
      Abraços!

      Excluir
  23. Boa Tarde!
    Oi Fátima, gostaria de saber se posso usar a tinta acrílica de artesanato (aquelas para panos de prato) em telas...Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera! Que bom encontra-la aqui!
      As tintas para artesanato não devem ser usadas na pintura artística em tela pois foram desenvolvidas para finalidades diferentes. A diferença entre os dois tipos de pintura é algo que deve ser considerado antes de fazer sua escolha, uma vez que afetará o sucesso da sua pintura e o que pode ser feito com ela depois. O artesanato é passageiro e as peças de arte são desenvolvias para durar. Entra nesta questão, não apenas a qualidade dos pigmentos, como também a durabilidade do médium.
      Cabe acrescentar que a tinta de artesanato é uma tinta de superfície, não preenchendo a tela como necessário. Por outro lado, a tinta acrílica para artistas foi desenvolvida para a densidade da tela e, quando aplicada corretamente, não apresentará rachaduras ou perda de cor.
      Quanto melhor a marca, mais valorizada estará a sua obra.

      Excluir
  24. Ola tenho uma duvida e nem no google conseguir resposta pfv me ajuda gostaria de saber como faço para diluir tintas acrílica fosca faço umas decoradas e essas tintas endureceu muito rápido.desde já obg

    ResponderExcluir
  25. Olá Fátima, gostei muito das suas explicações agradeço. Gostaria de começar a pintar abstratos (para passar o tempo) e tenho visto vários vídeos que aprecio muito, porém gostaria de saber o que é o produto Floestrol ( acho que é assim que se escreve) e como usá-lo e também como diluir tintas acrílicas. Obrigada Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa, boa noite. Seja bem vinda ao nosso fazer artístico :)
      Rosa, o Floestrol é um médium para tintas acrílicas, mas para ser usado na pintura imobiliária... algumas vezes como material alternativo, mas não é um material específico para produção artística.
      No final do texto acima você encontra vários meios para diluição - " Você ainda dispõe de outros diluentes que podem ser acrescentados à tinta acrílica para conseguir efeitos diferenciados:..."
      Você tem toda razão - a tinta acrílica se adapta perfeitamente à pintura abstrata. Visite também a página do curso no blog do atelier e comece a participar - vai ver que é fácil aprender a distância e uma delícia!
      Estarei aguardando você:
      https://defatimatelier.blogspot.com.br/p/acrilica.html

      Excluir
  26. Olá, Fátima.
    Primeiro, gostaria de parabenizá-la pelo blog tão completo de dicas preciosas!
    Estou iniciando agora na pintura com tinta acrílica em tela e me surpreendi com a rapidez da secagem. Isso me trouxe a necessidade de um retardador. Você poderia me orientar sobre qual o melhor tipo?
    As tintas que uso são da marca Acrilex. A marca tem mediuns e que são nos formatos líquido e em gel, se não me engano. Não quero efeito aquarelado na tela e pelo que li até os geis trazem uma certa transparência à tinta. Qual a melhor opção?
    Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanessa, bom dia! Seja bem vinda ao nosso cantinho do fazer artístico. Neste seu caso o melhor mesmo é usar o médium. Ele é líquido e deve ser usado bem pouquinho, pois corre o risco de retardar demais a secagem - este 'time' você vai aprendendo com a prática.
      Existem múltiplas formas de aplicar a tinta acrílica e no caso do gel, apesar da transparência, para abstratos, por exemplo é o ideal. Visite também nosso curso online:
      https://defatimatelier.blogspot.com.br/
      Terei a maior alegria em recebê-la lá!
      Abraços e em caso de dúvidas, não se acanhe - conte sempre comigo.

      Excluir
  27. OLá, gostaria de fazer a pintura acrílica líquida ou pouring como é conhecida, quais materiais devo utilizar ?Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, bom dia! Seja bem vindo ao nosso cantinho do fazer artístico. Me desculpe não ter respondido antes - houve alguma falha aqui em nosso sistema - já corrigido :)
      Para aprender o Pouring (muito parecida com o nosso antigo marmorizado), visite nosso curso online:
      https://defatimatelier.blogspot.com.br/
      Terei a maior alegria em recebê-lo lá!
      Abraços e em caso de dúvidas, não se acanhe - conte sempre comigo.

      Excluir
  28. Oii, adorei as informações! Tenho uma dúvida! Minhas telas estão craquelando, algumas partes apenas, será que é muita agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!
      Me desculpe não ter respondido antes - houve alguma falha aqui em nosso sistema - já corrigido :)
      Normalmente a tinta acrílica não 'craquela'...
      Você está usando tinta artistica ou alguma outra?
      qual marca? Qual superfície?
      Preciso desta informação para lhe ajudar melhor. Aguardo.

      Excluir
  29. Oi,em quanto tempo mais ou menos o médium retarda a secagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!!Seja bem vindo ao nosso cantinho do fazer artístico. Me desculpe não ter respondido antes - houve alguma falha aqui em nosso sistema - já corrigido :)
      Os mediuns são preparados que ao serem acrescentados à tinta acrílica, além de aumentarem a fluidez, realçam um acabamento fosco ou brilhante e retardam a secagem:
      MÉDIUM ACRÍLICO > CORFIX
      MÉDIUM ACRÍLICO > ACRILEX
      MÉDIUM ACRÍLICO > GATO PRETO
      Todos os três produtos nacionais retardam a secagem da tinta acrílica e devem ser usados moderadamente pois, dependendo da quantidade a tinta acrílica poderá levar semanas para secar. Utiliza apenas gotinhas!

      Excluir
  30. Também tenho muito interesse em saber sobre a pintura líquida, pior painting. Gostaria de saber que tipo de silicone líquido se usa, não consigo encontrar nada a respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Seja bem vinda. Me desculpe não ter respondido antes - houve alguma falha aqui em nosso sistema - já corrigido :)
      Para aprender o Pouring (muito parecida com o nosso antigo marmorizado), visite nosso curso online:
      https://defatimatelier.blogspot.com.br/
      Terei a maior alegria em recebê-la lá!
      Abraços e em caso de dúvidas, não se acanhe - conte sempre comigo.

      Excluir
  31. Olá boa noite. Estou tentando informações sobre a técnica de pintura Acrilic Pouring. Gostaria de saber se eu posso misturar tinta acrilica normal com as gotas de silicone, ou tem algum produto mais?
    Preciso necessariamente comprar as tintas da Liquitex para o efeito da pintura funcionar ou posso fazer com uma Tinta acrílica normal??

    Agradeço muitissimo a atenção.

    ResponderExcluir
  32. Olá , bom dia! Seja bem vindo ao nosso cantinho do fazer artístico.
    Para aprender o Pouring (muito parecida com o nosso antigo marmorizado), visite nosso curso online:
    https://defatimatelier.blogspot.com.br/
    Terei a maior alegria em recebê-lo lá!
    Abraços e em caso de dúvidas, não se acanhe - conte sempre comigo.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite,
    Sou inciante em tinta acrílica, basicamente só tive experiencia com ela em técnica mista, usando-a como base e em texturas e finalizando com óleo(Com esta última trabalhp há bastante tempo). Enfim, gostaria de saber de há como fazer um "medium retardante" caseiro. Pois ja vi a receita para um diluente com cola, mas não era retardante de secagem.
    Grato desde já, uma post realmente didático. Até mais.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! Bem vind@.
    O ACRYLIC RETARDER é facilmente encontrado em casas de material artistico - não vale a pena comprometer a qualidade da sua pintura com fabricação caseira.
    Você pode aprofundar o assunto em um dos nossos cursos:
    https://defatimatelier.blogspot.com.br/
    Terei a maior alegria em recebê-l@ lá!
    Abraços e em caso de dúvidas, não se acanhe - conte sempre comigo.

    ResponderExcluir
  35. Olá, gostaria de saber se posso diluir a tinta somente com água. Se sim, qual a quantidade de cada uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto, boa noite. Seja bem vindo!
      Sim, certamente pode diluir a tinta acrílica com água - na verdade é o seu principal diluente. Quanto à proporção, vai depender do tipo de aplicação - se em tela ou papel, se com pincel ou espátula... e também do efeito que você procura, se um tipo aquarelado ou algo mais denso e opaco. O melhor é ir experimentando e buscando a densidade ideal. Você encontrará mais sobre o assunto em nosso curso, diretamente no blog:
      https://defatimatelier.blogspot.com/p/acrilica.html
      Também, como nosso aluno poderá contar com atendimento customizado para a sua necessidade. Dá uma olhadinha lá!

      Excluir
  36. Boa tarde! Estou usando tintas acrílicas de bisnaga da acrilex para pintura em tela, mas estou precisando da cor branca para misturar às outras cores, e na falta dela e de encontrar no mercado local, posso usar tinta acrílica de pote da mesma marca acrilex? Eu encontrei na cor branca fosca, serve? Mesmo o efeito da tinta de bisnaga sendo brilhante, quero saber se tem algum efeito a prejudicar o resultado final se eu misturar a de bisnaga e de pote da mesma marca.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde
    Sou iniciante na técnica de acrilico fluido

    Gostaria de saber se existe alguma superfície que não seja a tela,
    Pois não queria praticar direto na tela pra não desperdiçar.

    Tem alguma dica?

    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho, ser de inspiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, boa tarde!
      Obrigada por sua visita.
      Sim, vc. pode fazer experimentos no papel CARTÃO TRIPLEX - 300 GR. Ele é bastante liso e possibilita interessantes efeitos com a tinta acrílica :)
      Se desejar aprofundar alguns tópicos, visite o blog do atelier:
      https://defatimatelier.blogspot.com/
      Será uma alegria recebê-lo.

      Excluir
  38. Boa noite, iniciando na pintura aqui, tenho óleos e acrílicos. A óleo não experimentei ainda. Porém estou no nordeste, quente e seco e essa tinta seca em segundos. Tenho Acrilex e Amsterdam, a última um pouco mais lenta mesmo assim impossível mesclar a tinta na tela ou fazer um degradê antes do pincel arrastar a pele da tinta aplicada primeiro. Com o retardador melhorou um pouco porém fica sempre a dúvida sobre a qualidade dessa pintura. Li em algum artigo americano que a glicerina em demasia prejudica a resina Acrílica, e esse é o principal componente dos retardadores. Temos algum retardador ou medium com essa finalidade que pode ser usado em quantidade suficiente pra fazer translúcido tipo veladuras sem esse impasse?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. comecei a pintar e ainda não consegui obter uma tinta fluida. Pinto com tintas amesterdam e quando acrescento agua fica tudo muito fluido. Vi videos aconselhando 1 parte de tinta + 2 medium (cola + agua) ou eventualmente 3 na amesterdam. Mesmo assim, não obtenho as cores fluídas que vejo e as células não aparecem.A base é Titanium White com água (1 parte white + 2 agua) . O que estou fazendo mal? Nem sempre utilizo quadros grandes . O máximo foi 25x40. Alguma ajuda possível da sua parte. Sou um iniciante completo mas adoro este tipo de pintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jose, seja bem vindo.
      Seria interessante você experimentar uma diluição gradativa, com duas cores diferentes, para entender bem o processo - quanto mais água, mais fluida a mistura, entretanto mais transparente a pigmentação. Desta forma você pode experimentar proporções de 1:1 até 1:20, por exemplo. Conforme for diluindo vá pincelando e anotando a mistura, para que sirva de referencia mais tarde.
      Se preferir me envie pelo e-mail (fatelier@defatima.com.br) uma imagem do que está pintando e dos resultados obtidos com a sua mistura para que eu possa fazer uma avaliação melhor.
      Visite também nosso blog com os cursos:
      https://defatimatelier.blogspot.com/
      Pode ser que encontre algo do seu interesse por lá.
      Conte comigo!

      Excluir
  40. Quero corrigir:

    Quando acrescento água "NAO" fica muito fluido

    ResponderExcluir

- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.

- Nome e email são desejáveis.

- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.