terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como montar um Atelier de Pintura?


O problema da falta de espaço é o mais corriqueiro para quem vive em apartamento. E se este alguém pretende estudar pintura... - O que fazer?

- "Viver num apartamento não é motivo para abrir mão desse prazer!”

Na verdade, não há regras básicas para a organização de um atelier de pintura, mas alguns comportamentos irão facilitar a sua prática e proteger a sua família dos “odores do ofício”!

Dê importância à localização do material, de modo que você possa apanhá-lo com rapidez e sem esforço quando estiver pintando.

Note que cavaletes e materiais de pintura não são uma vergonha que você precise esconder a cada visita que recebe... pelo contrário! Orgulhe-se em exibir os seus estudos e fique à vontade.

Um cantinho de sala, um pedacinho da varanda ou mesmo a área de serviço serão ótimos espaços para você instalar o seu equipamento.
Adquira um pedaço de carpet, ou um tapetinho de aproximadamente
0,80x0,80 m. para definir o seu espaço e proteger o piso de eventuais acidentes. Instale-o no cantinho mais iluminado possível do ambiente escolhido, lembrando-se que a situação ideal é quando a luz natural entra pela esquerda (se você for destro) ou pela direita ( se você for canhoto).


Providencie também uma luminária de luz fria que possa adaptar-se em seu cavalete para trabalhos noturnos e também para melhorar a iluminação em dias mais escuros.

Escolha um cavalete tipo estúdio por ser mais firme e suportar pinceladas mais vigorosas dando-lhe segurança para trabalhar. Não economize neste quesito.

 



Você precisará de dois banquinhos, um alto, tipo banco de bar, para sentar-se quando necessário (aqui, se o orçamento permitir, uma cadeira com rodinhas e braços será bem mais confortável) e um outro baixinho, que também pode ser substituído por uma mesinha ou um carrinho de rodas, do tipo que usamos em cozinha, para o seu material. Improvise como quiser, mas atente que caiba todo o seu material e que seja bastante firme. Mantenha este último à sua direita se você é destro ou a sua esquerda se é canhoto.

Quanto ao material, aquarelas, giz pastel, nanquim guache e o prosaico grafite são materiais que não tem cheiro permitindo que você trabalhe livremente.

Entre as tintas, a acrílica possui um odor mais suave, enquanto a tinta a óleo, pelo uso de solventes, impregna o ar com o seu odor característico. Para evitar o inconveniente, utilize solventes inodoros do tipo SANSODOR da Winsor&Newton e mantenha as suas janelas sempre abertas ao trabalhar.

Agora você não tem mais desculpas para prender o seu artista! Pode iniciar imediatamente!



BONS QUADROS!