segunda-feira, 11 de julho de 2016

Wet-in-wet

Alguns alunos têm me perguntado sobre a pintura wet-in-wet.Nas aguadas coloridas no método “úmido sobre úmido”, a pintura é quase totalmente realizada com a superfície úmida, tirando-se proveito dos efeitos interessantes da mistura de cores. Neste caso devemos trabalhar de maneira criativa, aceitando as interferências da própria técnica, ao invés de preparar minuciosamente um desenho preliminar.



Para praticar  gosto de um exercício proposto no livro "Teoria da Forma e da Figuração", de Paul Klee:

“Desenhe um quadrado de 20x20cm. Divida cada lado em 10 partes iguais de tal maneira que obtenha 100 quadradinhos que representarão 50 dias e 50 noites. 

Antes de iniciar, umedeça a superfície.
Você poderá pinta-los aleatoriamente: imagine que algumas noites são mais escuras que outras (use diferentes tons de azul), existem dias que são monotonamente iguais...(use uma mesma cor), mas...de repente, você encontra um amigo muito divertido que fica em sua casa por três dias (use cores quentes e divertidas), quando chega a primavera os dias são mais claros....As sementes germinam, as flores estão no auge do seu colorido... assim, ao final surgirá uma paisagem abstrata nascida da sua própria história enquanto  você se diverte e aprende com as cores.”

Me envie os seus resultados por e-mail - vamos fazer um album com estas experiências - vai ficar lindo!

fatelier@defatima.com.br