quarta-feira, 15 de junho de 2016

Diluindo acrílicos

As tintas acrílicas geralmente são produzidas com os mesmos pigmentos que as tintas a óleo e as aquarelas. A principal diferença é que na acrílica estes pigmentos, ao invés de triturados em óleo de linhaça ou goma arábica, são ligados por uma resina plástica sintética.

Seu efeito, depois de seca, é o de uma camada plástica, transparente, de grande brilho e luminosidade. A secagem rápida, a boa permanência das cores e o custo reduzido a transformaram hoje na escolha de muitos artistas profissionais, entretanto as dificuldades com o tempo de aplicação pode ser um problema que parece não ter solução para iniciantes. Para conhecer melhor a sua textura e aplicabilidade, faça o seguinte teste:

Em uma folha de papel DUPLEX OU TRIPLEX, previamente fixado com fita crepe à uma superfície rígida, marque 3 quadradinhos para cada experiência.

Experimente várias cores e várias densidades da tinta, diluída com mais ou menos água.
Diluindo acrílicos com uma quantidade pequena de água, você poderá empregá-los como aquarelas, com a vantagem de, por serem resistentes à água depois de secos, poderem ser aplicados em demãos sucessivas sem afetar a cor precedente.

Repita a experiência utilizando o médium acrílico para diluir a tinta.

Os mediuns são preparados que ao serem acrescentados à tinta acrílica, além de aumentarem a fluidez, realçam um acabamento fosco ou brilhante, respectivamente e retardam a secagem da tinta.
Entre os materiais nacionais não existe um que atenda a esta especificação de fosco ou brilhante, mas você pode optar pelos importados de excelente qualidade.


Você também vai gostar de conhecer os efeitos do GEL ACRÍLICO. Possuem a mesma função que o MÉDIUM, mas são apresentados em forma de gel, conferindo uma densidade maior à tinta propiciando assim uma melhor aplicação nos impastos.



Com este pequeno exercício você já irá dominar o tempo de aplicação da tinta e poderá escolher o melhor meio para sua pintura.