quinta-feira, 10 de março de 2011

Como utilizar Fotos de Referência em obras de arte



Estudo a partir da fotografia
das penas de uma ave
Aquarela - Fátima Seehagen
Muitos artistas em início de carreira e mesmo os mais experientes me perguntam sobre o uso da fotografia como modelo no desenho e na pintura. É realmente um assunto bastante controvertido! Alguns consideram "truque fácil", outros, com toda a razão, defendem a fotografia como parte do arsenal do artista.

A maior vantagem de usar fotos como referência é que você pode captar efeitos de luz, sombra e movimento que na maioria das vezes se alteram em questão de minutos. Outra vantagem é que você pode escolher um motivo e colocá-lo em um cenário à sua escolha - é assim que trabalham os artistas que utilizam a fotografia: ao invés de criar a sua obra a partir de uma única foto, reúnem uma coleção e montam com ela uma composição artística!

Com a popularização da fotografia, a partir de 1888, esta se tornou um espetacular instrumento de uso para os pintores, que buscavam a fidelidade ao real passando a ser utilizada como método de observação, muitas vezes em substituição ao modelo vivo.

BATALHA DO AVAHY - 1872/1877
Pedro Américo
No Brasil, o pintor histórico Pedro Américo, que tinha no desenho e na preocupação com a execução das figuras, um dos traços característicos de sua pintura passaria a usar fotografias fiéis e realistas como modelo, sem descuidar entretanto, da imaginação criadora e memória inventiva para representar o movimento e fixar uma ação significativa e dramática na pintura das batalhas que representava. Não pintava aquele instante aleatório, petrificado da fotografia da época, mas o instante mais significativo do fugaz movimento.

Esta conciliação entre realismo fotográfico e imaginação é que o afasta uma criação artística da frieza convencional do idealismo figurativo.
É sabido que a maior parte dos foto-realistas usam fotografias como uma fonte impessoal para o imagismo visual. Os prefixos “super”, “radical”, “hiper” e “foco-nítido” já foram aplicados a este realismo devido à sua extrema veracidade e minuciosidade de técnica.

Desenho do fotógrafo Nadar no jornal Amusant ( Paris – 1857 ) com a legenda:
“ a ingratidão da pintura recusando o menor dos lugares na exposição à fotografia ,
a qual tanto deve”
Também vários outros estilos de pintura utilizam a fotografia como referência, mesmo em criações abstratas através da translação em desenho ou da abstração por referência.

O Direito Autoral da imagem


Entretanto, é preciso considerar que a obra intelectual é protegida pelo Direito Autoral onde, é considerada obra intelectual a expressão material da criação do autor, tais como livros, folhetos, escritos de qualquer natureza, conferências, obras dramáticas, composições musicais com ou sem letra, obras cinematográficas, fotográficas, desenhos, pinturas, gravuras, ilustrações, cartas geográficas, obras plásticas em geral, traduções e adaptações. **Fonte:
CABRAL, Plínio. A nova lei dos direitos autorais - Comentários. Porto Alegre: Sagra Luzzato, [1998].


Para usufruir das vantagens da fotografia como modelo, sem no entanto infringir a lei do Direito Autoral, o artista deve fotografar pessoalmente os seus temas, imprimindo o seu olhar pessoal sobre o universo do tema que desenvolve, colecionando um banco de imagens que lhe será útil em toda sua carreira.