segunda-feira, 7 de maio de 2012

O que seria do Limão se todos gostassem do Cádmio?



Na hora de misturar as cores com o amarelo, sempre fica uma dúvida: cádmio ou limão? Qual vai dar exatamente o efeito que eu quero?
Os pigmentos, além de possuírem propriedades ópticas únicas, possuem características físicas diferentes. Precisamos gravar que o Amarelo Limão tende ao verde e o Amarelo Cadmio ao alaranjado.

Todas as mesclas a partir destas cores refletirão a tendência do amarelo usado.


Descoberto em 1807, o Amarelo Limão é utilizado pelos artistas até os nossos dias. A sua transparênciacaracterística o torna uma cor adequada para técnicas de veladura e para uma mistura de cores limpa.


Ao contrário, o Amarelo de Cádmio, descoberto apenas em 1817 e só fabricado a partir de 1840 até os nossos dias, é bastante denso e opaco, não permitindo praticamente a transmissão de luz. As cores naturalmente opacas são mais adequadas para aplicações que exigem o máximo poder de cobertura.

Podemos fazer algumas experiências misturando as cores n
a paleta:

-  o Amarelo Limão misturado com o Branco conserva a sua tendência verdosa, apenas clareando o tom, enquanto o Amarelo Cadmio altera a sua cor original proporcionando um efeito creme.

-  Misturando o Amarelo Limão com o Ocre, o Branco e Vermelho de Cádmio será possivel obter uma gama extensa de cores carne, usadas para a pintura da pele. Substituindo nesta mistura o Amarelo Limão pelo Amarelo de Cadmio obteremos cores mais alaranjadas.

-  O Amarelo Limão misturado separadamente com o Verde Viridian, o Azul Cobalto, o Azul Ultramar e o Azul da Prússia resulta numa esplêndida luminosidade de verdes claros e brilhantes enquanto que o Amarelo de Cadmio resulta em cores pardas que caracterizam uma paisagem por volta das cinco horas da tarde.
Assim, podemos fixar o seguinte:

                                    DOURAR = AMARELO CADMIO


ILUMINAR = AMARELO LIMÃO