segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desenho de Moda


O desenho de moda é a arte da aplicação do desenho e da estética para produção de roupas e acessórios .  Influenciado por fatores culturais e sociais, tem variado ao longo do tempo.  Embora a maioria das roupas usadas para o dia a dia estejam dentro de uma estreita faixa de estilos convencionais, roupas diferenciadas são geralmente procuradas para ocasiões especiais.


 “ No processo de criação e concepção de um modelo de roupa, por exemplo, os desenhos de moda representam graficamente o modo como as idéias que envolvem formas, volumes, materiais e cores se configuram em elementos de design no produto. Neste sentido, podemos identificar o desenho como parte do projeto do produto, uma vez que, por meio dele, acontece sua primeira visualização e referência para tomada de decisões."

Luciana Gragnato

Carolina Herrera





Para o desenhista técnico de moda, a roupa deve ser entendida como um objeto que repousa sobre o volume do corpo, obedecendo as suas formas e articulações, por isto é necessário ter noções da visão espacial da figura humana.

Visão espacial é a percepção de formas espaciais.
Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter os entimento da forma sem estar vendo o objeto. Por exemplo, fechando os olhos pode-se ter o sentimento da forma de um copo, de um carro, de uma casa... ou seja, a visão espacial permite o entendimento da forma sem estar vendo fisicamente os objetos.

Para treinar esta aptidão natural, observe objetos simples, de uso cotidiano, buscando aplicações específicas para Moda – como um travesseiro por exemplo!

Interessad@?
Me conte suas dúvidas sobre o curso DESENHO DE MODA!
TURMAS ONLINE COM INÍCIO EM 11 DE JULHO