quinta-feira, 13 de agosto de 2015

As cores de Terra



Você está cert@ - Estudar  as cores é a garantia de uma obra perfeita.

Juntamente com os negros de carbono pré-históricos e os brancos, as cores de terra, grupo de pigmentos obtidos de substâncias naturais, como os Terras de Siena, os Ocres e os Terras de Sombra, constituíam a maior parte da paleta dos pintores até à Idade Média. 
 Apesar de criados em laboratório, os novos óxidos de ferro sintéticos possuem uma estrutura física que apresenta muitas das qualidades que tornaram as cores terra originais tão extraordinárias.
A maior parte destas cores é neutra e pode ser obtida da mistura entre as cores primárias, mas a maioria dos artistas prefere adquiri-las prontas. 
Vamos conhecer isto melhor:
     

AMARELO OCRE - Usado no mínimo a 100.000 anos é a mais versátil das cores terrosas, é ao mesmo tempo discreto e quente.
 

TERRA DE SIENA NATURAL - É um terra amarelo natural.  Brilhante, transparente, mas com baixa força de tintagem. Em alguns casos, é substituído por óxido de ferro sintético.

A beleza dos contrastes tonais exerce fascínio em qualquer obra de arte

TERRA DE SIENA QUEIMADA - Geralmente um óxido de ferro sintético para imitar o brilho e a transparência do original. É uma cor necessária, mas não para ser usada sozinha  pois é muito crua. Produz porém, misturas profundas e escuras

SOMBRA QUEIMADA - Produzida a partir do Óxido de ferro natural é excelente para esboços.
É uma cor muito próxima do negro, com a diferença que o seu matiz tem um acentuado tom terroso, pardo escuro. Podemos chamá-lo de FABRICANTE DOS CINZAS.É a cor ideal para romper grandes contrastes.

Quer experimentar com a segurança da nossa ajuda? Faça um curso conosco - É ONLINE-  rápido e seguro.
Escreva p'ra gente, envie-nos sua dúvida ou agende um chat de atendimento: fatelier@defatima.com.br ou pelo fone 61 33276627

A vida é cheia de cores - até mesmo os cinzas!