terça-feira, 12 de julho de 2011

Passo Verniz?

NÃO APLIQUE VERNIZES SEM A ABSOLUTA CERTEZA DE ESTAR ACERTANDO. VOCÊ PODE COMPROMETER TODO O SEU TRABALHO E POR A PERDER UMA OBRA DE ARTE!


A principal função dos vernizes é proteger a pintura, depois de acabada, no entanto proporcionam também um acabamento diferenciado, brilhante ou semifosco, de acordo com o gosto do artista, além de restaurarem o frescor original das tintas.



Neste post vamos falar dos vernizes para Pintura a Óleo.

Classificam-se em:

PERMANENTES:
São produzidos com resina dura, criando uma película rígida e brilhante, que no caso das pinturas a óleo, já de início apresentam-se amarelados, escurecendo com o tempo. O seu maior problema é que não pode ser removido sem por em risco a pintura sendo por isto pouquíssimo usado nos dias atuais.

REMOVÍVEIS:
São produzidos com resina macia, não amarelecem e podem ser facilmente removíveis quando necessário.

Os vernizes removíveis ainda sub-classificam-se  em:

VERNIZ DE RETOQUE ( RETOUCHING VARNISH ou  VERNIS À RETOUCHER): como o próprio nome indica, usados para retocar as telas assim que se mostram secas, reavivando as cores. (Período ideal de secagem da tela a ser observado antes da aplicação do verniz = 1 mês). Podem ser naturais e sintéticos.

VERNIZ FINAL: Mais espesso e mais resistente que o verniz de retoque, é usado quando a pintura está completamente seca. (Período de secagem da tela a ser observado = 6 meses para pinturas de películas finas e um tempo maior para telas de impasto).  Também podem se naturais e sintéticos.


Conhecendo os diversos vernizes:

VERNIZ DE DAMAR NATURAL ( DAMMAR VARNISH ): O mais popular de todos os vernizes.
É um verniz de retoque, de alto brilho, viscoso, que deve ser aplicado dissolvido em terebintina e aplicado com pincel.

VERNIZ MASTIQUE NATURAL: Produzido a partir da resina do mastique, é menos viscoso que o verniz de damar, sendo mais fácil de aplicar, no entanto, tende ao fendilhamento, o que desaconselha o seu uso.

VERNIZ BRILHANTE SINTÉTICO (GLOSS VARNISH ou PICTURE VARNISH): Popularmente chamado de verniz incolor. Substitui o verniz damar produzindo uma película de alto brilho.

VERNIZ FOSCO SINTÉTICO (MATT VARNISH): Idêntico ao brilhante, com acabamento fosco.

CONSERV ART: Representa o que existe de mais moderno na química dos vernizes. Facilmente removível por até 100 anos.

VERNIZ DE CERA DE ABELHA: Apresentado em pasta, aplica-se derretido por aquecimento. Protege um pouco menos que os demais vernizes. Dá um acabamento semifosco.

VERNIZ CRISTAL: De produção nacional é um verniz
à base de resinas. É usado em substituição ao
verniz Damar, mas confere uma ligeira
tonalização amarela à pintura. Também é empregado
como verniz final.Pode ainda ser utilizado como médium.

Dica: Para utilizar o verniz cristal como médium, misture-o ao secante de cobalto + terebintina + óleo de linhaça, considerando uma proporção de 70% do verniz para 30% dos diluentes. Você terá como resultado um brilho vitrificado .

VERNIZ COPAL: Trata-se de um verniz removível, que devido à dificuldade de remoção é conhecido muito mais como um verniz permanente. Quanto mais antiga a aplicação, mais duro (permanente) se torna. Substitui o verniz de âmbar, uma vez que este agora é quase uma pedra preciosa, com os preços naturalmente atualizados! Ainda assim, também é um verniz raro nos dias de hoje.
Apesar da sua característica permanente, pode ser utilizado como verniz de retoque, tendo sido amplamente utilizado por retratistas do século passado para isolar demãos intermediárias de veladuras. Tem a desvantagem de escurecer com o tempo.
Confere à pintura um brilho vitrificado.




É importantíssimo observar que NUNCA podemos utilizar vernizes imobiliários para acabamento em telas. Apenas materiais artísticos devem ser considerados.



VERNIZ ÂMBAR: Um dos vernizes mais finos e mais caros de hoje, adequado apenas para pinturas em painéis, pois por sua fragilidade tende ao fendilhamento. Já foi usado largamente por quase a totalidade dos grandes mestres, apesar da sua ligeira tendência amarelada.
Esteja sempre certo de que foi produzido com âmbar puro do mar Báltico, óleo de papoula e terebintina. Se a sua opção for usa-lo sobre uma pintura em tela, misture-o com um pouco de óleo de linhaça ao aplica-lo para aumentar um pouco a sua flexibilidade.