segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como representar Superfícies

Jean-Baptiste Siméon Chardin
Jean-Baptiste Siméon Chardin é um dos maiores mestres da  história da arte. Os objetos de sua própria casa, que ele retratou, foram selecionadas por suas formas, texturas e cores. Eram simplesmente pintados para transmitir o prazer visual que ele experimentou em olhar para eles. Como seu amigo, o crítico de Diderot colocou, "Para olhar quadros de outros artistas, parece que eu preciso pedir emprestado um par diferente de olhos. Para olhar para quadros de Chardin, eu só tenho que manter os olhos que a natureza me deu e fazer bom uso deles."


O que Chardin procurava era um efeito global: uma unidade de tom, cor e forma. Suas naturezas mortas revelam-se lentamente, com seus objetos gradualmente emergindo de seu fundo sutilmente enfraquecido, convocado como o escritor Marcel Proust coloca, "fora da escuridão eterna em que eles foram enterrados."

Jean-Baptiste Siméon Chardin

A estrutura física do pigmento determina se ele será opaco, semi-opaco ou transparente. Por exemplo, quando visualizados através de um microscópio, os pigmentos de ftalocianina pura aparecem translúcidos, como se fossem feitos de vitrais. Esta transparência característica torna a cor adequada para técnicas de veladura e para uma mistura de cores limpa. Pelo contrário, um pigmento de cádmio é bastante denso e opaco, não permitindo praticamente a transmissão de luz. As cores naturalmente opacas são mais adequadas para aplicações que exigem o máximo poder de cobertura.

Com a experiência, o pintor pode aprender a tirar partido da opacidade ou da transparência naturais relativas das cores de qualidade, explorando essas qualidades de modo a conseguir uma gama praticamente ilimitada misturas.

É justamente este conhecimento que precisamos na representação exata de uma superfície.
Estanho, prata, ouro, cobre, cerâmica, porcelana ou vidro - cada uma destas superfícies possui uma singularidade cromática.


Venha conhecer neste curso maravilhoso.



INSCRIÇÕES:

para outras opções mailto:
ou ligue
61 33276627