quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

De onde vêm as Grandes Ideias?


Muitas pessoas ainda acham que as grandes ideias surgem apenas na cabeça dos grandes gênios, de pessoas brilhantes.
- Isto é um grande mito!
Qualquer um pode ter grandes ideias, desde que seja capaz de transitar pelo que costumo chamar de espaços de ideias e abstrair inteligência deles.

Só de imaginar que pessoas criativas são aquelas que se antecipam no que fazem, dão início a novos negócios, inventam produtos, constroem, produzem, compõem, pintam, enfim, fazem coisas de grande beleza, o medo do erro nos faz ficar parados perante o fantasma da busca deste perfil em nós mesmos.

 
Temos dificuldade em verificar nossa criatividade, porque a maioria de nós foi educada dentro de um processo educacional fragmentado, que não enfatiza o valor pessoal e nem as experiências de cada pessoa. Temos tendência a fugir do novo. Punimos os nossos erros, ao invés de tentarmos aprender com eles.

 
 
 
 
Jordan Ayan, fundador e presidente da Creative Think, empresa especializada em estimular a inovação e a criatividade, em seus estudos sobre o assunto, demonstra que no decorrer das nossas vidas apresentamos os seguintes índices de criatividade:

 
5 anos ou menos   > 90% de originalidade

7 anos                 > 20% de originalidade

Adultos                >   2% de originalidade

Ou seja, enquanto somos crianças, encontramo-nos em um estado permanente de curiosidade que leva à criação, e depois ao crescermos, prevalece a crença de que a criatividade é uma característica inata que não pode ser cultivada – ou você é criativo ou não é. Poucas pessoas entendem que podem aprender a ser mais criativas.

Todo ser humano possui um potencial criativo que na maioria das vezes permanece oculto. Cada vez mais as pessoas precisam liberar a sua criatividade e desta maneira permitir que os seus talentos internos aflorem e desta forma possam enriquecer suas vidas pessoais e profissionais.
 
CRIATIVE-SE!

Curso ONLINE de Criatividade Aplicada em 5 aulas ministradas via SKYPE.
Inicie já o seu e dê uma virada na sua vida criativa.
INSCRIÇÕES POR E-MAIL:
fatelier@defatima.com.br