quarta-feira, 23 de maio de 2012

Personal Art Trainer


Quando analisamos o cotidiano, não apenas de grandes corporações como de pequenas empresas e principalmente dentro dos limites da vida pessoal, vemos que a atividade mecânica ocupa a maior parte do tempo, desenvolvendo um estresse crônico que abala o equilíbrio e a qualidade de vida.

 Sintomas como dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, depressão e ansiedade são comuns nos dias de hoje. É realmente difícil ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas, porém é importante encontrar formas de aliviar o estresse.


A exemplo do que diz o médico Moacir Amaral, membro do Colégio Internacional de Terapeutas, “medicamentos têm uma ação de suporte e estruturação "de fora pra dentro" semelhante à função do gesso numa fratura óssea; o gesso não cura nada, apenas dá o suporte imobilizador e formador, a partir de "fora", permitindo que o osso cicatrize a partir de "dentro" pelas forças vitais e formativas do próprio organismo.” Identicamente, a atividade artística mobiliza o potencial interior do ser humano, atuando aí como um fortalecedor ímpar destas forças vitais e ajudando o indivíduo a resgatar uma maneira de viver mais saudável e criativa.


A prática de uma atividade artística leva o indivíduo a observar, sentir, agir e pensar de modo mais abrangente. No entusiasmo pela natureza, pelo belo, pelo ritmo e pela harmonia, a pessoa reencontra o seu equilíbrio emocional e físico.


Dada a importância da arte na vida humana, convém que ampliemos as possibilidades de acesso ao fazer artístico, não significando isto um treino para que alguém forme-se em artes, mas o desenvolvimento de uma educação que permita a descoberta de uma sensibilidade e de um poder de expressão maiores e adequados a cada um.

Toda atividade artística leva a um caminho de aprendizado e auto- desenvolvimento, no entanto para trilhar este caminho se faz necessário algum conhecimento das técnicas artísticas e é justamente aí que entra a figura do Personal art trainer”, não como um professor de artes na concepção mais acadêmica do termo, mas como um parceiro que identifica a capacidade criativa do seu orientando e de modo personalizado lhe descortina novas maneiras de expressão por meio dos elementos concernentes a esta atividade como a cor, a forma, o volume, a disposição espacial, etc.



Existe uma tendência de confundir o academicismo com o exercício do aprendizado. Esta confusão fez com que se estabelecesse o conceito de que o acompanhamento de um orientador inibe a criatividade. O resultado disso é que muitos iniciantes na arte fogem dos cursos com medo de perder sua criatividade. O que perdem, com esta atitude, são exatamente os meios para desenvolvê-la.

Não é o aprendizado que inibe a criatividade, mas uma atitude acadêmica. Quando a arte é ensinada como se fosse baseada apenas em regras, então, realmente, vai prejudicar a criatividade, assim como qualquer professor que impõe regras, estilos ou soluções inibirá o aluno na busca de sua própria expressão.

O relacionamento de um “Personal art trainer” com o seu orientando visa não apenas a produção artística, mas levá-lo a aprender a enfrentar limites, superar dificuldades, adaptar-se, aceitar falhas e desenvolver autoconfiança e auto-estima.

Há inúmeros exemplos de artistas, tanto clássicos quanto modernos - Picasso, por exemplo - que passaram por períodos de aprendizado orientado e por isto se tornaram criadores de uma arte inovadora e revolucionária.


Para saber mais visite:
deFátima atelier
 ou entre em contato: