segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como perceber as sombras?

Giz Pastel
Todo o efeito pictórico é uma ilusão da realidade que tem como fundamento a LUZ.
Sem LUZ, a FORMA não existe. A linha é, simplesmente, contorno.
A FORMA, portanto a realidade pictórica, o espaço e a terceira dimensão se obtêm com o uso das sombras.

Para poder reproduzir os tons de sombra, você tem, primeiro, de visualizá-los. 

Bons resultados na representação dos volumes dependem da capacidade do artista identificar a variação tonal completa do motivo. Quando os valores de luz e sombra não estão convenientemente representados, a imagem perde em naturalidade, comprometendo a leitura da obra.Cada motivo apresenta o seu próprio tom local, que indica o quanto ele é claro ou escuro em relação ao que o cerca. O tom local é quase sempre modificado pelos efeitos de luz e sombra, e são estas modificações que realmente descrevem a forma do objeto.

Na representação das sombras, o mais importante e que mantenha a simplicidade. Em uma pintura, as formas devem sempre estar iluminadas por uma ÚNICA fonte de luz.

Se no seu motivo incidirem mais fontes, REDUZA –AS!

 Ao se preparar para pintar um determinado modelo, analise:

      – Onde está a fonte de luz?

-     Na frente do motivo: determina fortes contrastes tonais no primeiro plano e no plano intermediário, que passam a desempenhar o papel dominante da pintura. Pinte com poucos detalhes tonais à distância, dando ênfase apenas no 1° plano.

-     Por trás do motivo: O fundo ficará em silhueta, determinando fortes contrastes tonais no fundo da pintura.

-     Em cima do motivo: Todos os planos são valorizados. No caso das paisagens, o céu deverá ser pintado em tom mais escuro, enfatizando-se as sombras dos três planos.

-     Iluminação difusa: os tons vão ficando menos nítidos gradativamente, à medida que se afastam.

Vamos fazer um teste? Identifique neste modelo toda a escala tonal:


Dúvidas? Escreva p'rá mim: fatelier@defatima.com.br


Ao estruturar a sua obra, tenha como regra que a luz deve ser usada contra fundos escuros e vice-versa, lembrando-se sempre que, quanto mais intensa a luz, mais escura será a sombra. Se tiver dificuldades em clarear determinada cor, coloque-a ao lado de uma sombra escura e observe o resultado.