segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diluindo a Tinta Acrílica

Do último post me chegou uma pergunta sobre a utilização do médium acrílico.
Auguste Renoir, o grande pintor impressionista francês, negava-se a estabelecer uma “fórmula’” para os seus preparados de diluentes (médiuns). Ele dizia:

-“Tenho que avaliar a quantidade necessária cada vez que mergulho o pincel na tinta e no médium...”

Sabemos, no entanto, que este conhecimento exige anos de prática e alguns padrões básicos podem realmente nos ajudar enquanto isto!

A tinta acrílica foi criada recentemente, na década de 40, e continua sendo aperfeiçoada até hoje. De grande versatilidade pode ser usada desde finas camadas, totalmente diluída, como as aquarelas, produzindo efeitos fluidos e transparentes até grossos impastos espatulados criando volume e textura.

As tintas acrílicas geralmente são feitas com os mesmos pigmentos que as tintas a óleo e as aquarelas. A principal diferença é que na acrílica estes pigmentos, ao invés de triturados em óleo de linhaça ou goma arábica, são ligados por uma resina plástica sintética.

As tintas acrílicas são feitas para diluição em água e aí, a única "regra" é não misturar a tinta acrílica com mais de 50 por cento de água. Se você adicionar uma grande quantidade de água terá cores transparentes que podem não aderir perfeitamente à superfície  – então entram os médiuns que adicionados à tinta podem alterar a sua textura, brilho ou tempo de secagem, de acordo com a criatividade do artista.


Além de aumentar a fluidez, os médiuns realçam um acabamento fosco ou brilhante, mas apresentam um senão: retardam a secagem da tinta acrílica e por isto devem ser usados moderadamente. Apenas algumas gotas já são suficientes!

O ideal é que o artista faça um teste misturando pequenas porções de tinta com o médium e pincelando pequenas áreas – aumentando a quantidade de médium  poderá comparar o tempo de secagem.
 






Você ainda dispõe de outros diluentes que podem ser acrescentados à tinta acrílica para conseguir efeitos diferenciados:

ACRYLIC MATT GEL MEDIUM ou ACRYLIC GLOSS GEL MEDIUM: Possuem a mesma função que o médium, mas são apresentados em forma de gel, conferindo uma densidade maior à tinta propiciando assim uma melhor aplicação nos impastos

IRIDESCENT TINTING MEDIUM: Apresentado em forma de gel, quando acrescentado à qualquer cor acrílica proporciona uma aparência iridescente.

ACRYLIC RETARDER: Gel totalmente transparente, retardador de secagem. O seu uso deve ser dosado. Nos tons terrosos deve ser usado na proporção de até 1:6 ( uma parte de gel para seis de tinta). Nas demais tonalidades poderá ser empregado na proporção de 1:3.

MODELING PASTE (PASTA DE MODELAGEM): De cor esbranquiçada contem em sua composição um material complementar, em geral pó de mármore, que interfere na saturação da cor. No entanto, é ideal quando se deseja uma textura mais rica e variada.

TEXTURE GEL: Uma larga gama de texturas em forma de gel que podem ser acrescentadas à tinta sem interferir em sua cor.

NACRYL ACRYLIC MEDIUM: Cria uma camada impermeabilizante sobre cores que são solúveis em água. Ideal para impermeabilização de colagens.