segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pincéis para toda vida?

Para que os pincéis se conservem em perfeito estado é necessária uma meticulosa limpeza imediatamente após o uso. Para a limpeza do pincel durante a seção de pintura, use apenas o diluente indicado na técnica que estiver trabalhando, evitando assim a ação de solventes na sua pintura.

Mantenha o enchimento do pincel mergulhado no diluente, no entanto sem que encoste no fundo do recipiente para não dobrar (isto é ainda mais importante nos pincéis sintéticos).

Durante toda a pintura mantenha um pano limpo e macio ao seu lado, ou papel absorvente, para tirar o excesso de tinta dos pincéis.

Qualquer que seja a técnica que estiver usando, siga o PASSO A PASSO na limpeza de seus pincéis:

1.    Inicialmente limpe, tanto quanto possível, o seu pincel com o solvente da tinta que está empregando.

No caso da tinta a óleo lembre-se que o solvente ideal é a água raz e não o querosene; no caso da goma laca, o solvente é o álcool; no caso das tintas à base de água, a própria água.

Cuidadosamente pressione o enchimento nas laterais do recipiente, girando o pincel. Tome especial cuidado para que o solvente não alcance o cabo do pincel e nem mesmo o encontro do cabo com a virola. Limpe o enchimento com papel absorvente ou trapos de pintura.

2.    Depois de limpo, lave-o com água morna (a água não deve estar quente) e detergente neutro.

 



Em seguida, “arrume “ delicadamente o pincel procurando deixa-lo no formato original.



Além da limpeza, para aumentar a vida útil dos seus pincéis é interessante que mantenha um jogo de pincéis para cada técnica. O que lhe parecerá dispendioso ao início se mostrará de grande economia com o passar dos anos.






Quer saber quais os pinceis corretos para cada técnica? Escreva p'rá gente:
fatelier@defatima.com.br
ou visite nosso atelier virtual:
http://www.defatima.com.br/saladeaula/