quarta-feira, 16 de julho de 2014

Perspectiva

A palavra perspectiva provém do italiano prospettiva, que significa diagrama.

Trata-se de tornar possível uma visualização do espaço pictórico segundo leis intuídas ou experimentadas de maneira racional. 

Ou seja, um sistema baseado na observação de que as linhas paralelas convergem na distância em direção a um ponto, aqui chamado de fuga, localizado no horizonte, e que todos os objetos diminuem na mesma escala em que se afastam.


A perspectiva linear é um método geométrico de representar no papel esta maneira com que os objetos parecem diminuir à medida que nos afastamos.


É preciso que entendamos perfeitamente três conceitos básicos:

1.   Linha do Horizonte – LH

Trata-se de uma linha imaginária que avistamos como limite entre o céu e a terra. Esta linha situa-se sempre à nossa frente e, para onde quer que olhemos, estará à altura dos nossos olhos.

2.   Pontos de fuga – PF

São pontos que se situam sobre a linha do horizonte para onde convergem todas as linhas auxiliares que permitem uma correta construção de qualquer elemento.

3.   Raios visuais – Ponto de vista

São as linhas que ajudam a conectar qualquer ponto na figura ao ponto de fuga.
Simples assim!











Será o nível do olhar do observador que determinará a altura da linha do horizonte e o ângulo no qual as linhas convergentes recuarão até encontrar o ponto de fuga.





Os sentidos de um artista devem ser educados para perceber uma representação em perspectiva. Se você se interessa pelo assunto, venha aprender conosco em nosso curso de DESENHO DE PERSPECTIVA em 4 aulas ONLINE .

 Aproveite esta oportunidade de ampliar os seus conhecimentos artísticos.




CURSO: DESENHO DE PERSPECTIVA
ONDE: deFátima Atelier ONLINE
QUANDO: INÍCIO IMEDIATO NA INSCRIÇÃO
QUANTO: R$ 80,00