terça-feira, 7 de julho de 2015

Afinal, como utilizar a Regra dos terços?

A geometria aparece com grande freqüência no mundo das artes, assim como podemos observá-la na própria natureza ou seja, idéias matemáticas estão por trás de belas pinturas, esculturas tapetes, mosaicos, etc.

“Para que um todo dividido em duas partes desiguais pareça belo do ponto de vista da forma, deve apresentar a parte menor e a maior a mesma relação que entre esta e o todo."

O Retângulo de Ouro, construído a partir do Número de Ouro, é considerado a mais estética das formas retangulares e é utilizado pelo homem desde a antiguidade. Este número de ouro, há muito identificado pelos matemáticos,corresponde a 1,618. A excelência dos desenhos de Leonardo da Vinci revela os seus conhecimentos matemáticos bem como a utilização da razão áurea como garante de uma perfeição, beleza e harmonia únicas.


Entendendo melhor:
Se desenharmos um retângulo cujo lado maior dividido pelo menor nos der como resultado o número 1,618, teremos um retângulo de ouro, um ideal de plasticidade. Aplicando esta divisão em nossas telas, teremos áreas de forte apelo visual que devemos explorar com o foco de interesse do nosso tema.
Observe na animação como funciona: http://www.defatima.com.br/saladeaula/dicaouro1.htm


A força visual de um elemento plástico será mais intensa quando este esteja situado em alguns dos pontos de intersecção das chamadas linhas de terços. Veja:

Para saber mais: http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo17.htm
Dúvidas?
Não se acanhe:
fatelier@defatima.com.br