segunda-feira, 13 de julho de 2015

A ARTE DE PENDURAR ARTE!

Como artista plástica naturalmente eu acredito que nenhuma decoração estará completa se não houver ao menos um quadro na parede!
Mas, de quantas formas diferentes podemos distribuir nossos quadros para que o ambiente se torne harmônico e aconchegante, não apenas pendurando-os como objetos sem vida?

Os decoradores são unânimes em afirmar que não existe uma regra geral e você pode mesmo ter a coragem de ousar, inventando novas fórmulas que apenas não devem comprometer a leitura da obra.

É importante não misturar técnicas, no entanto dentro de uma mesma técnica você pode misturar estilos, molduras e temas. Ou seja, se estamos arrumando uma parede de fotografias, não devemos misturá-las com quadros a óleo, mas fique atenta, não existem regras fixas e o bom senso dita a norma.

Outro fator importante é a iluminação. As obras não devem receber luz direta do sol, pois as tintas podem mudar de cor ou mesmo descorar prejudicando irreversivelmente a pintura.

Agora que você já dividiu suas obras por técnica e que já decidiu qual a parede ideal, protegida da luz solar, podemos seguir alguns gráficos:
 
1.    Agrupando várias obras:


É o caso mais complicado. Se a parede possuir um móvel, tome-o como guia para a distribuição e procure que o centro da tela central não ultrapasse 1,70m. de altura.

2.    O alinhamento horizontal:

Você poderá alinha-las por cima ou por baixo:


É uma questão de preferência que deve levar em conta o tamanho das obras.

3.    Alinhamento em diagonal :
Apropriado para escadas ou áreas em que a cobertura aparente ofereça um ângulo acentuado.


4.    Alinhamento vertical
Indicado para espaços estreitos e, preferencialmente telas pequenas como as pequeninas paredes ao lado dos lavabos ou em um pequeno hall de entrada.

Finalmente, considere também o tamanho das telas em relação ao ambiente que está decorando:

-     Telas muito grandes em ambientes pequenos podem tornar o ambiente pesado e sufocante.
-     Muitas telas com cores muito fortes podem ficar competindo entre si não valorizando o trabalho de cada artista.
-     Telas muito pequenas em paredes muito amplas podem dar a sensação de que – falta algo.

O seu trabalho será simplificado se antes de pendurar definitivamente as telas você fizer uma experiência usando o chão para arruma-las. Isto lhe dará uma boa ideia do resultado final.

Lembre-se, o objetivo não é transformar a sua sala em museu sério e sisudo e sim, oferecer um ambiente aconchegante onde seus amigos possam saborear o seu bom gosto pela arte!