segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diluindo a Tinta Acrílica

Do último post me chegou uma pergunta sobre a utilização do médium acrílico.
Auguste Renoir, o grande pintor impressionista francês, negava-se a estabelecer uma “fórmula’” para os seus preparados de diluentes (médiuns). Ele dizia:

-“Tenho que avaliar a quantidade necessária cada vez que mergulho o pincel na tinta e no médium...”

Sabemos, no entanto, que este conhecimento exige anos de prática e alguns padrões básicos podem realmente nos ajudar enquanto isto!

A tinta acrílica foi criada recentemente, na década de 40, e continua sendo aperfeiçoada até hoje. De grande versatilidade pode ser usada desde finas camadas, totalmente diluída, como as aquarelas, produzindo efeitos fluidos e transparentes até grossos impastos espatulados criando volume e textura.

As tintas acrílicas geralmente são feitas com os mesmos pigmentos que as tintas a óleo e as aquarelas. A principal diferença é que na acrílica estes pigmentos, ao invés de triturados em óleo de linhaça ou goma arábica, são ligados por uma resina plástica sintética.

As tintas acrílicas são feitas para diluição em água e aí, a única "regra" é não misturar a tinta acrílica com mais de 50 por cento de água. Se você adicionar uma grande quantidade de água terá cores transparentes que podem não aderir perfeitamente à superfície  – então entram os médiuns que adicionados à tinta podem alterar a sua textura, brilho ou tempo de secagem, de acordo com a criatividade do artista.


Além de aumentar a fluidez, os médiuns realçam um acabamento fosco ou brilhante, mas apresentam um senão: retardam a secagem da tinta acrílica e por isto devem ser usados moderadamente. Apenas algumas gotas já são suficientes!

O ideal é que o artista faça um teste misturando pequenas porções de tinta com o médium e pincelando pequenas áreas – aumentando a quantidade de médium  poderá comparar o tempo de secagem.
 






Você ainda dispõe de outros diluentes que podem ser acrescentados à tinta acrílica para conseguir efeitos diferenciados:

ACRYLIC MATT GEL MEDIUM ou ACRYLIC GLOSS GEL MEDIUM: Possuem a mesma função que o médium, mas são apresentados em forma de gel, conferindo uma densidade maior à tinta propiciando assim uma melhor aplicação nos impastos

IRIDESCENT TINTING MEDIUM: Apresentado em forma de gel, quando acrescentado à qualquer cor acrílica proporciona uma aparência iridescente.

ACRYLIC RETARDER: Gel totalmente transparente, retardador de secagem. O seu uso deve ser dosado. Nos tons terrosos deve ser usado na proporção de até 1:6 ( uma parte de gel para seis de tinta). Nas demais tonalidades poderá ser empregado na proporção de 1:3.

MODELING PASTE (PASTA DE MODELAGEM): De cor esbranquiçada contem em sua composição um material complementar, em geral pó de mármore, que interfere na saturação da cor. No entanto, é ideal quando se deseja uma textura mais rica e variada.

TEXTURE GEL: Uma larga gama de texturas em forma de gel que podem ser acrescentadas à tinta sem interferir em sua cor.

NACRYL ACRYLIC MEDIUM: Cria uma camada impermeabilizante sobre cores que são solúveis em água. Ideal para impermeabilização de colagens.

7 comentários:

  1. Olá Fátima ,tudo bem? Foi muito bom e oportuno sua dica,uso bem rescente o medium gel ficava meio em dúvida quanto ao uso.Um abraço e quero agradescer as dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fatima, apreciei muito sua contribuição aqui, gostaria de tirar uma dúvida com você, pode ser? Eu gostaria de começar a pintar, gostaria de experimentar a tinta acrílica, eu vi um video, que posto aqui, gostaria de saber se o autor utilizou tinta acrílica neste caso, gostaria de fazer algo como o que ele fez, tem alguma sugestão de como eu posso conseguir? A seguir posto o link do video, aguardo retorno. Boa sorte em tudo na vida. O link é http://www.youtube.com/watch?v=zVOqjsa5IXY&list=FLI0_vpiVXiEwhiLOFUb854A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adans! Que bom encontrá-lo aqui neste espaço.
      Adans, no vídeo que enviou o artista tanto pode ter trabalhado com acrílica como com óleo. Eu, pessoalmente, prefiro o óleo para paisagens, mas é perfeitamente possível pintá-las com perfeição na tinta acrílica. Consulte nossos módulos em ambas as técnicas - será um prazer recebê-lo em nosso Atelier Virtual:
      ACRÍLICA: http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo33.htm
      ÓLEO: http://www.defatima.com.br/saladeaula/indexnovo32.htm
      Até lá!

      Excluir
    2. Fátima, gostei muito do que você colocou em seu blog mas meu problema com as tintas acrílicas nacionais é justamente com o Aerógrafo, por causa da limpeza do mesmo e o tempo de secagem. Uso bastante tinta poliéster PU automotivo e ela dentro do aerógrafo se mantem liquida, quando pulverizo tanques, camisetas e papel em si, seca que instantaneamente, fora a gama de cores lisas e metálicas, o tínner ajuda muito na limpeza do aerógrafo. o problema é fazer isso com tinta acrílica nacional. As tintas importadas por exemplo da Createx já são prontas e preparadas para isso, inclusive as acrílicas e automotivas da marca por poder trabalhar em camisetas, não dando trabalho para o aerógrafo. Pesquisei em fóruns de modelismo e o pessoal usa vidrex com álcool acrescentado ao médium acrílico para alterar a viscosidade da tinta, mas ainda existem problemas como a secagem e entupimento do aerógrafo. eu estou preferindo diluir tinta de tela pastosa que vem em bisnaga com o médium acrílico, o problema que a secagem demora de mais, mais que a tinta a óleo. Alguma dica para poder usar o acrílico no aerógrafo?
      Obrigado
      Paulo Gentile.

      Excluir
    3. Olá Paulo - Muito prazer em receber você.
      Paulo - infelizmente é isto mesmo - as acrílicas nacionais diluídas ou não - não se prestam para a pintura em aerógrafos.
      Entre as importadas também dou preferência à CREATEX.
      Uso ainda as acrílicas líquidas da WINSOR&NEWTON, e mesmo as da PÉBEO também dão bons resultados.
      A limpeza com thinner para as automotivas é a melhor - também utilizo.
      Para o papel vc. pode usar a AQUARELA LÍQUIDA com ótimo colorido.
      e, meu amigo - um bom bocado de paciência - pois aerógrafo é isto mesmo - trabalho de persistência.

      Excluir
  3. eu sou pintor e gosto de pinta com acrilico

    ResponderExcluir

- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.

- Nome e email são desejáveis.

- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.