“A função da arte é o aprimoramento da
consciência humana”
Herbert Read
Apesar das dificuldades enfrentadas para a
informatização das escolas em nosso país, não resta dúvidas de que a educação
passa por mais um momento de poderosa transformação:
o e-Learning é uma realidade mediante a qual, indivíduos e grupos podem,
de uma maneira flexível, trocar conhecimento mesmo que estejam dispersos ao
redor do mundo.
Acredite, não é o aprendizado que inibe a criatividade, mas uma atitude acadêmica. Quando a arte é ensinada como se fosse baseada apenas em regras, então, realmente, vai prejudicar a criatividade, assim como qualquer professor que impõe regras, estilos ou soluções inibirá o aluno na busca de sua própria expressão. Como todo bom jogo, este também dependerá da
desenvoltura dos dois lados envolvidos:
-
O professor: precisa ser experiente, apoiado
por uma equipe ousada que deseje passar o conhecimento em sua plenitude,
levando o aluno a desejar aprender e querer sempre mais.
-
O aluno: precisa estar motivado não
apenas pelo desejo de aprender como pela movimentação e espontaneidade do
ambiente virtual.
O uso das inovações tecnológicas aplicadas ao
e-learning, por si só não garantirá a inovação do assunto a ser tratado
e nem mesmo a curiosidade inicial do indivíduo. Em um dos seus brilhantes artigos,
José Manuel Moran explica com clareza o
fato de que “quando olhamos para
nossa experiência em sala de aula, um bom curso é aquele que nos empolga, que
nos surpreende, que nos faz pensar, que nos envolve ativamente, que traz
contribuições significativas e que nos põe em contato com pessoas, experiências
e idéias interessantes.” Sabemos que assim precisam se
desenvolver as experiências em EAD e muito mais no campo das artes.
O relacionamento de um “Personal art trainer” com o seu orientando visa não apenas a produção artística, mas levá-lo a aprender a enfrentar limites, superar dificuldades, adaptar-se, aceitar falhas e desenvolver autoconfiança e auto-estima. Há inúmeros exemplos de artistas, tanto clássicos quanto modernos - Picasso, por exemplo - que passaram por períodos de aprendizado orientado e por isto se tornaram criadores de uma arte inovadora e revolucionária.
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