quarta-feira, 6 de julho de 2016

O desenho de rostos

Para entender bem as posições do rosto em um retrato frontal você vai precisar de um espelho de mão e de uma fotografia frontal de alguém onde possa rabiscar. Procure uma foto que esteja perfeitamente de frente. Se necessário, use uma foto de revista. Observe o seu próprio rosto no espelho: imagine uma linha reta perpendicular, passando no centro dos olhos, do nariz, da boca até o queixo. Chamaremos esta linha de LINHA CENTRAL. 

Observe agora os dois lados do seu rosto... Opa!!!! Não, não se assuste! Não são mesmo iguais. Mas é um belo rosto não é? 

Com o auxílio de uma régua, trace na fotografia que estiver usando para o exercício a LINHA CENTRAL do rosto estudado. 

 Ainda no espelho, deite um pouco a sua cabeça, ora para direita, ora para a esquerda e observe como a sua LINHA CENTRAL acompanha este movimento. Esta observação é importante porque usamos a LINHA CENTRAL para definir a posição exata da cabeça quando vamos desenhar.


Imagine agora, além da linha central, uma outra linha, horizontal, perpendicular à LINHA CENTRAL, que passa sob os olhos. Chamaremos esta linha de LINHA DOS OLHOS. Note que a linha central e a linha dos olhos são perpendiculares, isto é, formam um ângulo de 90°entre si.

Observe o que acontece quando inclinamos a cabeça:


Agora veja o que acontece quando o retratista desenha a cabeça inclinada, mas mantém as feições na posição à qual está habituado:


A aplicação destas simples linhas irá lhe ajudar na marcação da posição correta do seu desenho.


Venha aprender conosco a desenhar com realismo. O aprendizado do desenho do retrato é fascinante e pode ser fácil, se bem orientado. O curso ONLINE deFatima atelier oferece atendimento personalizado, com aulas focadas nas suas necessidades.
total: R$ 250,00
Informe-se :
fatelier@defatima.com.br
skype: fatimaseehagen
61 33276627
ou faça a sua inscrição diretamente pelo paypal: