Mas COMO ENTENDER DE FORMA CORRETA A SUA MENSAGEM? O que o artista queria realmente representar?
O poeta e crítico de arte Ferreira Gullar assim se manifesta sobre esta transformação simbólica do mundo: “A arte é muitas coisas. Uma das coisas que a arte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um mundo outro – mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata. Naturalmente, este mundo outro que o artista cria ou inventa nasce de sua cultura, de sua experiência de vida, das idéias que ele tem na cabeça, enfim, de sua visão de mundo.”
Vivemos atualmente sob o signo do social, que preside tanto aos programas do Estado, como às realizações da iniciativa particular. O homem não é mais a medida de todas as coisas, agora é a multidão. O arquiteto, por exemplo, transformou-se no urbanista. Não constrói mais habitações individuais, porém, habitações coletivas – a cidade. Por sua vez, o urbanista perde-se como simples peça nas equipes planejadoras de cidades. A escultura monumentaliza-se e a pintura muraliza-se. Ambas voltam a integrar-se na arquitetura de onde saíram. A fusão das três artes num todo tem sido, pelo correr dos tempos, a marca distintiva do primado do coletivo sobre o individual, na vida social.
No
entanto, em toda tradução, encontramos interpretações e sempre me pergunto se
não seria muito mais proveitoso que os próprios iniciantes se apoderassem desta
linguagem, livrando-se dos termos pomposos da crítica de arte convencional,
carregados de termos técnicos apenas usados em ateliers, muitas vezes,
infelizmente, de difícil compreensão para o público em geral.
Pensando
assim desenvolvemos o Curso ONLINE de Interpretação de uma Obra de Arte.
Durante
o estudo de todos os períodos, o aluno é orientado de uma maneira objetiva e
prática, dentro do processo criativo de cada época, podendo assim desvendar a
evolução da arte, fazendo observações
que certamente o ajudarão a compreender melhor os problemas que a arte
atual nos apresenta.
A “história
da Arte” não é apenas uma fonte de “acervo cultural”, mas uma “verdadeira fonte de inspiração, de
informação, e acima de tudo: cultura técnica aliada à sensibilidade, ao
emocional e ao valor do intuitivo”. Se quisermos entender a arte de todos
os tempos, devemos primeiro aprender a
nos comunicarmos através dela, passando a exercitar nossa criatividade
artística.
Só
desta forma, estudando toda a seqüência do pensar artístico poderemos compreender
a autenticidade da arte contemporânea e então não será mais preciso, como disse
Walber Berner:
- “fingir que gostamos do que alguns fingem que
fazem!”Orientador: FÁTIMA SEEHAGEN
ARTISTA PLÁSTICA, CINEASTA, facilitadora em CRITIVIDADE
APLICADA.
Este curso destina-se a profissionais que se dediquem a
atividades relacionadas com a Pintura, História de Arte, Professores, profissionais de Turismo e ainda
a todos os interessados pelo tema. Constitui ainda um importante elemento de
apoio para estudantes de cursos da área de artes e humanas.
PROGRAMA:
- Introdução aos Períodos Artísticos
- Elementos da análise Formal
- Interpretação da Composição de uma Obra de Arte
- Leitura Prática de uma Obra de Arte
8 aulas em tempo real via SKYPE, acompanhadas de tutorial para posterior consulta.
Investimento: R$ 320,00 parcelados em até 6 x sem juros, ou à vista com 10% de desconto.
Início imediato no ato da confirmação da inscrição -
INSCREVA-SE AQUI
Mais informações pelo e-mail:
fatelier@defatima.com.br ou pelo fone: 61 33276627
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.
- Nome e email são desejáveis.
- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.