quarta-feira, 10 de abril de 2013

Árvores


A representação das árvores na pintura de paisagens pode apresentar alguma dificuldade para artistas iniciantes e até avançados. E são tão importantes - como personagens nos contos das paisagens! Observe:
Sem Árvore
 
 
 
Com Árvore
Percebe como a segunda imagem parece nos contar uma história? 

Onde está o segredo?

- Na forma e na cor



A grande variação das espécies pode, inicialmente, parecer difícil e o melhor caminho será nos dedicarmos a cada uma separadamente.



 
Podemos compreender os troncos e galhos de uma árvore como uma série de linhas de contorno circundantes que se tornam mais ou menos largas, dependendo da distância do nível do olhar.

 


 
 
 
Para uma melhor composição de suas obras você precisa observar que existem árvores alegres e tristes, calmas e barulhentas, em tépidas tardes de verão e em vendavais soturnos e assustadores.
 
Qual é exatamente a mensagem da sua obra? Qual o tipo de árvore melhor complementará a ideia que você quer passar?
 
"À medida que desenhamos uma árvore, devemos sentir que ela cresce."
provérbio chinês

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou adorando o seu blog. Maravilhoso!
    Parabéns pela iniciativa de dividir seus conhecimentos.
    Gostaria que você me indicasse, se possível, um site onde eu possa comprar tinta acrílica. Moro em Cuiabá e aqui é muito difícil achar.
    Um grande abraço,
    Micheli Fanalli
    http://michelifanalli.blogspot.com.br
    michelifm@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Micheli!
    Sempre bem vinda ao nosso espaço. Obrigada pelas carinhosas palavras.
    Vou lhe escrever por e-mail dando as dicas sobre as lojas, tá?
    Abraços

    ResponderExcluir

- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.

- Nome e email são desejáveis.

- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.