- transparentes
- opacos
- corantes
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5l3dq2xtFhCfRzR_6E1gVjbHU78Z_2y3HekptfHvVZGxeb-q14o6T6u5HtkUrjYN3yby2QF8PohJFzdG1QUUd9qKcU2EX48wbVS4uvAwbVOS9cqTzbp9gbWY1ECTioAfc-PSMq7AUqgXa/s320/6cb4599a9648269195d9f1c59c875edd.jpg)
E como saber quem é quem?
Os pigmentos transparentes possuem uma qualidade etérea, perfeita para motivos atmosféricos:
azul-manganês, azul-ultramar, azul-cobalto, rosa-garança, amarelo-limão, terra de siena natural, verde-hooker e cinza payne.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju4LeNIslaLHWinGUWAn_AlicAhTdqv8wtGdmliemWy8C4FxjfQ9eXyWr6ngRfCa9ak5z719PK8jWLlTFc1ewtRcBJC7H6y9aug_1ZfyhxVQW3ZkROCD-9Dil6ltzvP4VCsR30rz92rz11/s320/trees1.jpg)
Os pigmentos opacos são mais densos ótimos para um tronco de árvore ou uma superfície opaca:
vermelho, amarelo e laranja de cadmio, vermelho indiano, amarelo ocre,terra sombra queimada, terra sombra natural e azul cerúleo.
Os pigmentos corantes tingem fortemente o papel e dificilmente serão removidos. São eficientes em contrastes dramáticos:
vermelhão, azul phtalo, alizarin, verde esmeralda, verde selva, laca escarlate.
Certamente você irá encontrar outras nomenclaturas de acordo com cada fabricante, mas estas cores aqui nominadas já são o suficiente para você entender bem estas diferenças sutis da pintura em aquarela e nunca mais errar o tom!
![]() |
Fátima Seehagen |
![]() |
Fátima Seehagen |