A pintura contemporânea exige do artista uma forma de
expressão cada dia mais forte e inovadora.
A espátula produz marcas mais rígidas do que o pincel,
que podem acentuar os diferentes planos do motivo, criando efeitos de volume
quase esculturais, transformando qualquer tema em uma imagem rica de expressão.
Utilizada desde o séc. V a.C, naquela época aplicada
diretamente sobre o mármore, a pintura espatulada oferece opções diferenciadas
de representação.
Feitas normalmente em aço forjado (as espátulas de
plástico ficam reservadas para a tinta guache e aquarelas), podemos classificar
as espátulas inicialmente em dois tipos:
As espátulas de paleta: Servem para misturar as tintas na
paleta de maneira rápida e eficiente, para a limpeza da paleta após as seções
de pintura e também para raspar a pintura na tela em efeitos especiais. Possuem
uma lâmina reta, achatada e um pouco menos flexível, com a ponta arredondada.
As espátulas de pintura são usadas para aplicar a tinta
sobre o suporte, preferencialmente telas, por serem estas mais flexíveis,
cedendo ligeiramente ao toque da espátula.
Uma das maiores vantagens da espátula está na aplicação
de camadas espessas e lisas, que captam a luz e produzem efeitos texturais
interessantes. Através da alteração na pressão de aplicação, você
conseguirá resultados variados de transparência e opacidade.
Trabalhando com uma espátula você poderá aplicar novas
demãos de cores, sobre outras ainda úmidas, sem manchar a camada anterior,
produzindo um efeito fresco e natural que dificilmente é alcançado com o
pincel.
A aplicação se dará basicamente em duas técnicas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoi6cxReKN5vcf0_VzQ_iF92nsA8sPnGTjLyioLtINRvqKdt887ZTxDwRNTvt9FdTbX5RzWzPZVf87YjCR_DU2FTaqHs9zanrdM07X5Cut9RjWbeYlJIuBUaiRQ9izpLxvAftBD-yu-95J/s320/aula7.8.jpg)
O
impasto é uma pintura feita com quantidades generosas
de tinta, de tal modo que as marcas da espátula fiquem visíveis, dando, como já
me referi anteriormente, uma qualidade textural à pintura.
O raspado acontece quando você raspa a tinta com a
espátula, possuindo ou não a pintura, uma camada anterior.
No ensino de técnicas artísticas, a teoria não é
suficiente para dizermos que um assunto foi assimilado. A aprendizagem deverá
levar em conta demonstrações, a aplicação dos conhecimentos através da
experimentação. Aqui, como em muitas outras ciências, decorar jamais poderá ser
confundido com aprender. Aprender é um sistema de etapas - Aprendemos através de
um contato real com a experiência proposta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0fE70q_6KA77UsoudDJjOsILda5FOBMvkKDyFqV66EUzikQ92xA3SIF6C3P6ZdjerBQNLZuMAKqvQTTkRceucLJcAIjhct0b2thATfRwjV_aCgsz9XfYz657u4F7nkFXL5R4GkeXzNNaZ/s200/celebrar.jpg)
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