Ao observarmos as paisagens provavelmente precisamos nos
deter um pouco mais na maravilha das árvores. São como personagens nos contos das paisagens! Entretanto,
ao tentar desenhá-las, a grande variação das espécies pode, inicialmente,
parecer difícil e o melhor caminho será nos dedicarmos a cada uma
separadamente.
Note como os vazios tornam o desenho mais leve e realístico. |
A impressão de textura é introduzida em um desenho para
reforçar o efeito realista de seus elementos.
Na verdade, não se trata de fazer uma cópia fotográfica,
mas de trabalhar traços e tons de maneira que indiquem adequadamente a
qualidade da textura e, ao mesmo tempo, deem ao seu trabalho um centro de
interesse vívido e realista.
Não há regras fixas – o melhor é experimentar diversas
possibilidades.
Procure variar a gradação do grafite de modo a conseguir
vários tons de cinza numa mesma textura.
Exemplo: 2B + 4B + 6B ou HB + 3B + BB ou 2B + 6B + 8B
Podemos compreender os troncos e galhos de uma árvore como uma série de linhas de contorno circundantes que se tornam mais ou menos largas, dependendo da distância do nível do olhar.
Quando desenharmos árvores muito próximas, sentiremos a
necessidade de detalhar uma ou outra folha.
O contraste claro/escuro ajuda a volumetria do desenho
pela superposição de planos.
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