quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Você sabe o que é INTERFERÊNCIA FOTOGRÁFICA?

Carlos Saura
A arte contemporânea vive um momento em que as junções e as sobreposições das tecnologias existentes abrem caminho para experiências novas, favorecendo a "expansão das artes".


Neste campo, a pintura sobre fotografias, aqui tratada por “interferência” desenvolve uma produção em que as questões da obra única (artesanal) e da reprodutibilidade técnica (industrial) interpenetram-se e hibridizam-se evidenciando a dialética entre o desenho/pintura e a fotografia, entre trabalho de autor e produção industrial como demonstra o professor canadense Marshall Mc Luhan (1911-1980), estudioso dos meios e processos comunicativos:



"O híbrido ou encontro de dois meios constitui um momento de verdade e revelação do qual nasce a forma nova".


As interferências são criadas a partir do conflito entre a ótica fotográfica e o universo ideográfico, como materialização de um universo imaginário.

Fátima Seehagen
Na arte contemporânea podemos definir interferência como ‘a ocupação do mesmo espaço e tempo por objetos, gestos e ações distintas’.

Trata-se de uma prática muito comum na paisagem urbana, como os grafites que interferem nos muros e nos monumentos ou os sons dos carros, dos aviões no dia a dia das cidades.

A interferência realiza-se na prática do cotidiano, como o uso do controle remoto na programação televisiva (efeito zapping).

Na fotografia ela pode acontecer no próprio filme, quer seja ele negativo ou positivo e nas reproduções (ampliações).
Carlos Saura
'Bora' fazer?


Página do curso ONLINE:

Informações: fatelier@defatima.com.br

Dividindo a gente multiplica - encaminhe a um amigo!