terça-feira, 12 de julho de 2016

Tache - grandes manchas de tinta acrílica

O verdadeiro artista tem que ter coragem de romper com as tradições. Obras mais ou menos agressivas e ao mesmo tempo revolucionárias vêm traçando um continuo diálogo entre pensamento, matéria e forma, no processo de transformação sem fim, natural das artes plásticas.







Os valores estéticos podem ser valorizados por um conjunto de elementos nascidos no Tachismo (manchas) ou no Grafismo (marcas de grafia) resultando numa pintura espessa de volumes expressivos.

Toda ruptura implica em uma nova criação. Esta criação é uma pintura livre e não depende de traduções para se relacionar.Criatividade, técnica e sensibilidade vão se aliar para transformar suas idéias em pinturas com uma leitura contemporânea.


Para Georges Mathieu, em texto de 1959, o tachismo (de tache = mancha) foi uma revolução. Primeiro de ordem morfológica: a pintura liberta-se dos últimos cânones da beleza para redescobrir o nada dos limites da liberdade, a partir da qual tudo se torna possível. 



Depois, de ordem estética: a improvisação rege agora a quase totalidade da duração do ato criador e as noções de premeditação e de referência a um modelo, a uma forma ou a um gesto já utilizado foram definitivamente banidas. 


Procure trabalhar com toda a sua liberdade criativa, permitindo que as cores definam onde quer chegar! Evite retocar as suas marcas. É interessante que a sua pintura seja natural e autêntica. No caso, mais importa a espontaneidade do que a exatidão!


Se interessa pelo assunto? Gostaria de desenvolver a pintura de manchas com tinta acrílica? Entre em contato. Nossos cursos são online, customizados à necessidade de cada artista e muito acessíveis.
Espero você:
61 33276627