Quando apreciamos uma pintura assim, não imaginamos que ela é formada por centenas de PONTOS DE TINTA.
Para conseguir este efeito basta borrifar as cores sobre o papel úmido, onde elas se misturam, formando novas cores.
A técnica consegue evocar a luz e o efeito é incrivelmente real! Comece esboçando levemente a cena. em seguida borrife ÁGUA, passando o dedo pelas cerdas de uma escova de dentes, alguns centímetros acima do papel.
Em seguida varie o tamanho das gotinhas, borrifando também com pincéis de tamnhos variados, de forma que a pintura não fique uniforme e sem graça.
Só por último comece a borrifar o pigmento - a aquarela ligeiramente diluída, primeiro com a escova de dentes e depois com os pinceis.
Embora pareça totalmente acidental, você verá que é preciso alguma habilidade para transformar os borrifos coloridos em formas reconhecíveis. Um delicioso desafio!
À arte estão associadas metodologias, técnicas, instrumentos e suportes que foram evoluindo através dos tempos. Os instrumentos são, para nós artistas, o prolongamento das mãos, facilitando a expressão das idéias. Este blog é o registro das minhas anotações no emprego destes instrumentos nas mais variadas técnicas de pintura, em mais de 40 anos de delicioso fazer artístico. Fátima Seehagen
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Pintando com Manchas de Cor
Marcadores:
aprender a criar,
aprender a pintar,
aquarela,
arte contemporânea,
curso de arte online,
demonstração de aquarela,
paisagens,
papel para aquarela,
wet-in-wet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.
- Nome e email são desejáveis.
- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.