quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Como usar os pigmentos da aquarela?

Às vezes, um céu azul em uma tonalidade  excessivamente vibrante pode comprometer a sua pintura - sabe por quê? Na aquarela os pigmentos se dividem em três grupos:

- transparentes
- opacos
- corantes

É importante conhecê-los para conseguir transmitir bem a impressão daquilo que você estiver pintando. Por exemplo,um azul transparente irá acentuar a impressão de luminosidade do céu, ao contrário de um azul corante.

E como saber quem é quem?




Os pigmentos transparentes possuem uma qualidade etérea, perfeita para motivos atmosféricos:
azul-manganês, azul-ultramar, azul-cobalto, rosa-garança, amarelo-limão, terra de siena natural, verde-hooker e cinza payne.





Os pigmentos opacos são mais densos ótimos para um tronco de árvore ou uma superfície opaca:
vermelho, amarelo e laranja de cadmio, vermelho indiano, amarelo ocre,terra sombra queimada, terra sombra natural e azul cerúleo.

Os pigmentos corantes tingem fortemente o papel e dificilmente serão removidos. São eficientes em contrastes dramáticos:
vermelhão, azul phtalo, alizarin, verde esmeralda, verde selva, laca escarlate.





Certamente você irá encontrar outras nomenclaturas de acordo com cada fabricante, mas estas cores aqui nominadas já são o suficiente para você entender bem estas diferenças sutis da pintura em aquarela e nunca mais errar o tom!
Fátima Seehagen

Fátima Seehagen







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Seus comentários são bem vindos mas me reservo o direito de aprovar ou deletar comentários anônimos, ofensivos, escritos em miguxês e similares, escritos em CAIXA-ALTA, spam e outros borrões.

- Nome e email são desejáveis.

- Não me responsabilizo por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autora do blog.