![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNYnq5CyRNpf6nS7ZGvPch-6ziq8wo5eDU9CHMMcLxgQ6XsiKEXeuLWcFnebLrxzvfxuGZgeEc4fK-_4jiYBYwmRfvob84lW5_ie1M87Imb6BSqYFB-x7mU7rva0EkDIJRl-ytijdfcS75/s280/688821_64438167.jpg)
Ser brilhantemente criativo?
Talento?
Tempo?
Dinheiro?
Quando crianças, uma caixa de lápis de cor era o nosso tesouro mais fascinante! Pintar um desenho, escrever um verso, cantar uma cantiga, eram brincadeiras agradáveis que aos poucos nos ensinaram não serem bastante úteis. Foi o início do conflito: útil ou agradável? Estas atividades, que nos proporcionavam momentos de verdadeira alegria, ficaram confinadas então aos dias de lazer, férias e feriados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKReZEGLxnkH31aEYNmpVow1wGX8epl8XiAHQAZQSA6_xspRnn6d2BMnmVipB4kGyvp1CFtQ8NvHG2n_in-k-3XdpIyosJVGE5xNT_Tmhrq1O61VxkkYQkVOEfxGX75a1Stlp6x0k5skMx/s320/820343_81667821.jpg)
E se lembrarmos que a arte é um fenômeno presente em todas as culturas e que quase tudo que sabemos das civilizações passadas nos foi legado pela arte que sobreviveu aos tempos, e note-se bem, na maioria das vezes, apenas ela sobreviveu!
Infelizmente a arte ainda hoje geralmente é encarada como mero lazer, cercada por falsos conceitos de que artistas ou não podem se sustentar, ou são promíscuos ou possuem uma conduta inadequada... enfim, arte não é profissão! Na escola o professor de artes só é lembrado quando é preciso "decorar a escola" para algum evento ou produzir lembranças para "dia das mães", "dia dos pais" e tantos outros dias inventados pelo comercio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVeffudDNpAS7oPGwzTVQfILPZgYcv9crFaC_OsJWoBZ1i33UovhAMe3vrA7PLnpFKwd5ZP7GqufFLpKKry51xBsDGA9y-GalkOn8OBfIvHYZ1BaNMJ1Fkk49uA1DEsks-KVv2tnHBHXJZ/s280/925398_15499364.jpg)
Ficam então olhando tudo isto com um gostinho assim:
--" Nem todo o mundo pode ser artista..."
Mas não é bem assim. Para fazer arte apenas é necessária a simples vontade de fazê-la. Fomos feitos para criar! A arte é um ato da alma e não do intelecto. Quando lidamos com o nosso dia a dia estamos ao mesmo tempo lidando com questões ligadas à composição artística, à combinação das cores, das palavras, dos sons, das idéias. Tudo esperando se manifestar.
Neste mundo da manifestação artística, seja ela qual for, não cabem a inveja, a deslealdade, a crítica. Só o ato artístico poderá preencher os vazios cavados durante o amadurecimento forçado pelo intelecto. Todos nós temos um tema da mesma maneira que todas as flores tem a sua beleza única e insubstituível. Resta-nos buscar uma maneira de expressá-lo com a mesma singeleza daquele desenho de criança que tanto nos satisfez um dia. Entendendo isto parta para a prática e então você poderá dizer:
--" Eu também sou artista!"
Fátima
ResponderExcluirMuito boas suas palavras sobre arte, apenas discordo no ponto em que você diz que arte não é intelecto. Acredito que o intelecto entra com força com a finalidade de acrescentar qualidade na sua expressão.
A arte é criação e intelecto juntos para o bem da qualidade dirigida à pessoas mais instruídas e por dentro da evolução, para tanto, estudamos sua filosofia, estética, harmonia, cores e formas.
Arte não é só instinto.
Existe sim, aquela que não exige do observador uma linguagem sofisticada porque se não for assim, não terá condições de alcançar uma forma de comunicação mais refinada.
A arte vem da alma, dos sentimento, mas vem também do somatório mental e pictórico do artista.
Um grande abraço.
E como você explica arte popular?
ExcluirBunda
ResponderExcluir